quarta-feira, 10 de junho de 2015

Trabalho infantil é tema na Câmara do Recife

Nesta quarta-feira (10), a Câmara Municipal do Recife abrirá espaço para se discutir o combate ao trabalho de crianças e adolescentes. Com o tema “Avanços da Erradicação do Trabalho Infantil no âmbito da Cidade do Recife”, o debate que ocorrerá no Plenário da Casa, está marcado para iniciar às 15h30 e contará com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pelo procurador do Trabalho Leonardo Osório Mendonça.

O debate foi proposto pela vereadora Aimée Carvalho. Para o encontro também foram convidados Paula Moreira Neves, auditora fiscal do MPT e Coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil em Pernambuco; Gabriela Amazonas representando o Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec); Jaciara Arruda, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (Cedca-PE); e José Rufino, presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

Completam a lista: Zanelli Gomes Alencar, chefe do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA); İsaltino Nascimento, secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco; Pedro Eurico, secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco; Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social; Walker Robson de Assunção Barbosa, Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco; e Oscar Dantas, presidente da Fundação AIO de Educação e Assistência Social (Faes).

12 de junho

No dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), é utilizada por instituições, como o MPT, para simbolizar os esforços e dedicação à causa. A ideia é mobilizar e sensibilizar a sociedade dos problemas gerados na vida de crianças e adolescentes que se dedicam ao trabalho, perdendo sua juventude, educação e arriscando suas vidas.

Para marcar a data, o MPT dedica todo o mês de junho à luta. No período, além da veiculação de diversas peças publicitárias sobre o tema, serão realizadas, pelo próprio órgão e em parceria com outras instituições, uma série de atividades. Confira as ações do ‘junho contra o trabalho infantil’ programação no site do MPT – www.prt6.mpt.mp.br.

Nenhum comentário: