quinta-feira, 28 de julho de 2011

Audiência discute construção das duas primeiras barragens‏

“A gente só não negocia uma coisa, que é desistir de construir as barragens e deixar as famílias sofrerem de novo com as cheias”. A garantia foi dada pelo governador Eduardo Campos que, nesta quarta-feira (27), participou da audiência pública realizada na cidade de Cupira para discutir os impactos ambientais da construção das barragens de Panelas II e Patos.
O evento de consulta popular reuniu na quadra poliesportiva da cidade mais de 500 pessoas vindas de vários municípios e foi promovido pelo Governo do Estado, através da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A audiência durou cerca de cinco horas e o público pôde fazer perguntas. Todas elas foram devidamente respondidas pelos integrantes do Governo presentes. Cerca de 40 pessoas se inscreveram para tirar as suas dúvidas.
A questão da desapropriação foi a que mais despertou o interesse dos presentes. As negociações em torno da relocação das famílias atingidas pela construção das barragens começam no dia próximo dia 08 de agosto. Duas equipes do Governo irão negociar caso a caso.
Cerca de 800 pessoas serão afetadas. A grande maioria dona de terrenos de pequeno e médio porte com até cinco hectares. São 123 famílias da região onde será construída Panelas II e outras 83 famílias na região de Gatos. A remoção dessas pessoas deve ter início em março de 2011. O secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, João Bosco de Almeida, disse que todo o processo será feito“com muito debate”. “Da galinha ao pé de bananeira, tudo será pago aos indenizados com preço justo”, afirmou Bosco.
Morador de Lagoa dos Gatos, Sergio Teófilo quis saber do governador se com a construção de barragens, as comunidades circunvizinhas terão algum ganho na acessibilidade.“A gente só não negocia uma coisa, que é desistir de construir as barragens e deixar as famílias sofrerem de novo com as cheias. O resto a gente vai melhorando. Se a sua comunidade precisa de uma estrada, vamos lá fazê-la”, respondeu Eduardo.
O governador ainda salientou que a construção dos reservatórios irá valorizar os terrenos próximos, além de gerar empregos. “É uma determinação do Governo que as construtoras contratem a mão-de-obra local”, disse. A prefeitura de Cupira, inclusive, já está oferecendo cursos de capacitação para a construção civil.
A audiência pública é uma etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental. Conter novas enchentes na Mata Sul pernambucana é o principal objetivo das duas represas pretendidas pelo Estado. As barragens já tiveram os avisos de licitação publicados no Diário Oficial do Estado em maio passado e devem estar concluídas antes do próximo inverno.
Outras duas barragens (Igarapeba e Serro Azul) serão construídas até 2013 formando o Sistema de Controle de Enchentes da Bacia do Rio Una. A previsão é que as quatro barragens juntas possam acumular até 180 milhões de metros cúbicos de água. Para Panelas II e Gatos serão investidos R$ 50 milhões. Ao todo, existem 10 projetos de barragens em todo o Estado.
MAIS AÇÕES- Ainda em Cupira, Eduardo realizou a entrega de cinco ruas pavimentadas e a revitalização da Praça melo Dantas. Também anunciou as obras do Trevo da BR-104 até o Terminal Rodoviário, orçadas em R$ 367 mil. O governador ainda fez entrega de máquinas agrícolas.

Nenhum comentário: