sexta-feira, 15 de julho de 2011

Petrolina: Audiência Pública debaterá Fiscalização, Comercialização e Transporte do queijo‏

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), realizam Audiência Pública, na próxima quarta-feira (20), às 10h, na Câmara de Vereadores de Petrolina. O objetivo é discutir a “Fiscalização, Comercialização e Transporte dos Produtos de Origem Animal - Cadeia Produtiva do Queijo na Região”.
Participam do evento o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, a gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo, representantes do Ministério Público – que recomendou a audiência - e produtores artesanais de queijo e doce das regiões de Petrolina e do Araripe. “A audiência debaterá uma forma de legalizar a produção, comercialização e transporte do produto”, esclarece o secretário Ranilson Ramos.
A gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, afirma que a região do Araripe projeta-se como uma segunda bacia leiteira do Estado. O município de Bodocó, por exemplo, produz 130 mil litros de leite/dia. Desse total, 70% é destinado a fabricação de queijo. “Estimamos que só em Bodocó existam 100 queijarias clandestinas”, informa Erivânia Camelo.
Erivânia ressalta que o doce de leite fabricado na região de Afrânio deve ter registro na Adagro para ser comercializado, no entanto não existe nenhum estabelecimento registrado. O secretário Ranilson Ramos reforça que a Audiência Pública pretende esclarecer sobre as regulamentações para a fabricação, comercialização e transporte do queijo naquelas regiões. “Todos vão sair ganhando ao seguir as normas: fabricantes e a população que consome”, avalia.

Nenhum comentário: