segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pernambuco sediará a 65ª Reunião Anual da SBPC

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no ano de 2013 será realizada em Recife. O martelo foi batido ontem (09), um dia antes do início da 63ª edição do evento, que acontece a partir de hoje e segue até o dia 15 de julho, na Universidade Federal de Goiânia (GO). A decisão foi tomada pelo Conselho Científico da organização, que recebeu ontem, do Governo do Estado, um manifesto em apoio à realização do evento no Recife daqui a dois anos. O pleito seguiu uma iniciativa proposta e aprovada durante a última reunião da SBPC no Recife, em 2003, de que o evento seria realizado, a cada dez anos, na capital pernambucana. Em 1993, a reunião também foi realizada em Recife.

Ex-ministro de Ciência & Tecnologia, o governador Eduardo Campos atuou fortemente na ultima semana para trazer o evento para Pernambuco. `Vamos oferecer todo o apoio necessário para a realização da 65ª. Reunião Anual da SBPC. O estado atravessa um momento extraordinário na sua economia e é papel do Governo ampliar o diálogo com áreas portadoras de futuro como Ciência, Tecnologia e Inovação, disse. Eduardo foi comunicado da escolha de Pernambuco pela própria presidente da SBPC, Helena Nader, em telefonema neste domingo.

A recuperação dos investimentos em bolsas e fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe); a retomada do Parque de Eletro-Eletrônico de Pernambuco (ParqTel), que ficou parado por quase uma década; o apoio a um dos maiores parques de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina, o Porto Digital; o processo de criação do Parque Biotecnológico de Pernambuco; e a implantação do único Centro de Inovação da Microsoft em uma escola técnica pública do País, foram algumas das ações desenvolvidas pelo Governo do Estrado que pesaram a favor do estado.

Além disso, o processo de interiorização da Universidade de Pernambuco (UPE); a expansão das atividades do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), em apoio ao desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado; e a chegada de empreendimentos como a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul (e outros que estão por vir, como o Promar), e a implantação do Polo Farmacoquímico, demonstram a necessidade de consolidação da base científica e tecnológica estadual.

A intenção é que a 65ª Reunião Anual da SBPC em Recife, no ano de 2013, ultrapasse a marca da edição de 2003 do evento, considerada a maior em número de pessoas, com 17 mil participantes. Também foi em Pernambuco que as reuniões regionais e nacional da SBPC ganharam novas áreas, como a Expociência (2003) e a Expomunicípio (2010). Para estimular o engajamento da comunidade científica no encontro de Recife, o Governo do Estado vai apoiar a participação dos professores da Rede Estadual de ensino, custeando as inscrições desses profissionais. A reunião deve acontecer em julho de 2013.

Nenhum comentário: