terça-feira, 26 de julho de 2011

Governo de Pernambuco mostra incentivo à irrigação e caprinovinocultura na Fenagri

Incentivo à irrigação comunitária e à caprinovincoultura estão entre os temas apresentados no estande da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) de Pernambuco montado na 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri. O evento será aberto oficialmente às 19h desta quarta-feira, 27, nos campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em Juazeiro, na Bahia, com a presença do secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos. A Feira segue até sábado, 30.
Atualmente, na região do São Francisco, em Petrolina, a Secretaria de Agricultura de Pernambuco, está implantando três projetos de irrigação comunitária nas comunidades de Muquém, Pedra Grande e Porto Palha. Os projetos vão beneficiar 120 famílias com a irrigação de 240 Hectares dentro do Programa de Irrigação para Todos do Governo de Pernambuco. O investimento estadual é da ordem de R$ 2,7 milhões “O objetivo é estimular e ampliar áreas irrigadas para a produção de cultura frutícolas, visando a geração de renda para agricultores”, salienta o secretário Ranilson Ramos.
Na caprinovinocultura, Pernambuco se destaca, ocupando o 2º lugar no rebanho nacional de caprinos com 1,7 milhão de cabeças e a 5ª posição no rebanho de ovinos com 1,4 milhão de animais. “A vocação natural e histórica da atividade com o incentivo do Governo do Estado tem contribuído para a melhoria genética do rebanho, consequentemente aumento da produção e produtividade do leite de cabra”, afirma Ramos, acrescentando que o Programa Leite de Todos vai passar dos atuais 6 mil litros para 10 mil litros de leite de cabra distribuídos com famílias carentes.

Nenhum comentário: