sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bodocó é contemplado com Equipes Volantes do CRAS


Bodocó, sertão pernambucano, está entre os municípios contemplados com Equipes Volantes do CRAS. Devido ao amplo trabalho social desenvolvido no município, além das necessidades existentes, Bodocó passou a contar a partir da última quarta-feira (08) com as ações e serviços de duas Equipes Volantes do CRAS.


Viabilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome, e executada pela Prefeitura de Bodocó, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial, a ação contribuirá de forma significativa para ampliar e reforçar o atendimento dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).


As Equipes Volantes são equipes adicionais que integram o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e têm como objetivo, prestar serviços de proteção social básica no território de abrangência do CRAS para atendimentos de famílias que vivem em municípios com áreas extensas, rurais, isoladas e de difícil acesso.


*       


Uma das principais ações da equipe volante é a busca ativa, com prioridade para as famílias em extrema pobreza, o que garante o acesso no âmbito da Política Nacional de Assistência Social e às demais políticas públicas.


Cada equipe volante é composta por dois técnicos de nível superior (assistente social e psicólogo) e dois técnicos de nível médio, cuja equipe, se desloca para abranger todos os territórios do município.  


Identificação de situações de vulnerabilidade, e risco social; registros de informações sobre atendimento, encaminhamento e acompanhamento às famílias; realização das atividades que compõem o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família); atualização cadastral e inclusão no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CAdÚnico), integram as ações.


 O município de Bodocó conta com os serviços de dois CRAS, que estão localizados na sede e no distrito de Sipaúba.

Para o prefeito do município, Brivaldo Alves, a ação fortalecerá ainda mais os serviços desenvolvidos pelo CRAS, como o acolhimento; o fortalecimento de vínculos; a oferta de serviços no CAdÚnico e o registro de informações das famílias que vivem nas localidades mais do distantes do município, ampliando e garantindo assim, o acesso da população aos serviços de políticas públicas.

Nenhum comentário: