Bodocó, sertão pernambucano, está entre os municípios contemplados com Equipes Volantes do CRAS. Devido ao amplo trabalho social desenvolvido no município, além das necessidades existentes, Bodocó passou a contar a partir da última quarta-feira (08) com as ações e serviços de duas Equipes Volantes do CRAS.
Viabilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome, e executada pela Prefeitura de Bodocó, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial, a ação contribuirá de forma significativa para ampliar e reforçar o atendimento dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
As Equipes Volantes são equipes adicionais que integram o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e têm como objetivo, prestar serviços de proteção social básica no território de abrangência do CRAS para atendimentos de famílias que vivem em municípios com áreas extensas, rurais, isoladas e de difícil acesso.
Uma das principais ações da equipe volante é a busca ativa, com prioridade para as famílias em extrema pobreza, o que garante o acesso no âmbito da Política Nacional de Assistência Social e às demais políticas públicas.
Cada equipe volante é composta por dois técnicos de nível superior (assistente social e psicólogo) e dois técnicos de nível médio, cuja equipe, se desloca para abranger todos os territórios do município.
Identificação de situações de vulnerabilidade, e risco social; registros de informações sobre atendimento, encaminhamento e acompanhamento às famílias; realização das atividades que compõem o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família); atualização cadastral e inclusão no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CAdÚnico), integram as ações.
O município de Bodocó conta com os serviços de dois CRAS, que estão localizados na sede e no distrito de Sipaúba.
Para o prefeito do município, Brivaldo Alves, a ação fortalecerá ainda mais os serviços desenvolvidos pelo CRAS, como o acolhimento; o fortalecimento de vínculos; a oferta de serviços no CAdÚnico e o registro de informações das famílias que vivem nas localidades mais do distantes do município, ampliando e garantindo assim, o acesso da população aos serviços de políticas públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário