sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Comissão de Mobilidade Urbana da Alepe firma parceria com reitor da UFPE

Em visita ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, na tarde dessa quinta-feira (9), a Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) estreitou laços entre as atividades acadêmicas e a política. Estiveram presentes no debate os deputados estaduais Silvio Costa Filho e Júlio Cavalcanti, além da diretora de Avaliação e Planejamento Institucional da UFPE, Maria Leonor Maia. Essa foi a 14a visita da Comissão de Mobilidade a instituições e setores da sociedade civil organizada.

De acordo com Anísio Brasileiro, está na pauta da UFPE a criação do Instituto de Estudos Superiores, que seria destinado a temáticas relevantes para a sociedade, entre elas, a mobilidade urbana. "Por meio de pesquisadores da universidade, vamos abordar a problemática que envolve a metrópole". Na oportunidade, o parlamentar e presidente da Comissão, Silvio Costa Filho, propôs ao reitor uma parceria entre a instituição e a Alepe para realização de uma audiência pública depois do Carnaval. Anísio respondeu que "o interesse da UFPE é absoluto, já que se trata de benefícios públicos".

Costa Filho apontou, ainda, algumas das vertentes do relatório que será entregue à sociedade no início de abril. "Vamos registrar projetos do Governo do Estado e das prefeituras da Região Metropolitana do Recife (RMR), como a construção dos viadutos na Agamenon Magalhães, as obras na Estrada da Batalha e a Via Mangue. Mas, sobretudo, vamos apresentar sugestões e propostas planejadas para até 2020". O deputado acrescentou que o investimento na malha cicloviária da RMR, a verticalização urbana, iluminação, pavimentação, sistemas de transporte coletivo BRT e VLT, novas linhas de metrô, rodízio de veículos, transporte fluvial, entre outros assuntos, também estarão em discussão na carta aberta.

Já para Maria Leonor Maia, a mobilidade é um tema transversal. "São várias áreas interligadas. Engenharia civil, geografia, arquitetura e urbanismo. A mobilidade urbana tem muito a ver com a universidade. Vamos verificar os problemas da metrópole e fazer um levantamento de pesquisas acadêmicas sobre a questão". Costa Filho complementou o depoimento da diretora lembrando que o documento final será, também, encaminhado a cidades do Interior de Pernambuco, que podem ser planejadas. "Com a chegada da Transnordestina, fábrica da Fiat e transposição do Rio São Francisco, por exemplo, a economia desses municípios está crescendo e é necessário um estudo prévio de mobilidade", enfatizou.

A Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Alepe realizou cinco audiências públicas, com a presença de gestores e interessados. A próxima - com data a ser definida - será na UFPE.

Nenhum comentário: