quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Eduardo apresenta Pacto pela Vida em cidade símbolo de combate ao crime

O sucesso do Pacto pela Vida (PPV) levou o governador Eduardo Campos a Bogotá nesta quarta-feira (15/02). Ele foi o único governante brasileiro a participar do "Congresso Internacional para autoridades territoriais: A segurança cidadã, um compromisso de todos", promovido pelo Governo da Colômbia em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Realizado no centro de exposições Corferias, em Bogotá, o evento teve início ontem e reuniu, em oito paineis, dezenas de estudiosos e especialistas na área de segurança pública do mundo todo. Na plateia, centenas de prefeitos e autoridades policiais colombianas. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o presidente do BID, Luís Alberto Moreno, também participaram do evento.
Eduardo integrou o painel "Experiências contra a criminalidade: os casos da Itália e do Brasil". Durante duas horas, ele dividiu o palco com o Procurador Antimáfia da Itália, Piero Grasso, e com o especialista em assuntos judiciais da Embaixada da Itália nos EUA, Giannicola Sinisi. “É uma grande emoção vir para um seminário internacional e ver o Pacto pela Vida na mesa”, disse o governador.
A cidade de Bogotá tem um dos cases mais expressivos na repressão da criminalidade. Eduardo destacou a importância da troca de experiências entre o Brasil e a Colômbia. “O governo colombiano, por tudo que viveu o país e pelo esforço que tem feito para melhorar a sua segurança pública, tem muito a nos oferecer”, reconheceu. Ele sugeriu aos membros do BID promover um evento igual em solo brasileiro. “Reuniríamos os prefeitos do Brasil inteiro, garantindo o envolvimento dos gestores com o tema da segurança pública a partir de experiências bem-sucedidas”.
Na sua apresentação, o governador detalhou os resultados do PPV nestes quase cinco anos de existência do programa. Expôs 30 slides onde ilustrou a mudança de gestão que permitiu a Pernambuco deixar a incômoda posição que ocupava em 2006, de segundo lugar no ranking de homicídios em todo o Brasil.
A divisão do estado em 26 Áreas Integradas de Segurança, a implantação do sistema de georeferenciamento dos crimes, o aumento de 86,6% nos investimentos em segurança pública e do efetivo policial em 45% foram destacados.
"Essas iniciativas nos possibilitaram reduzir, em quatro anos de Pacto pela Vida, o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais no nosso estado em 25,8% e em 35,4% na nossa capital. São números mais expressivos que os alcançados pelos programas Tolerância Zero, de Nova Iorque (8,2% de redução), e de vigilância cidadã de Bogotá (17,5%)”, comparou, citando todos os atores envolvidos no programa, desde “a sociedade civil aos profissionais de polícia que tornam o PPV uma realidade”. 
VISITA - Após o seminário, o governador visitou dois presídios femininos para conhecer o modelo de Ressocialização colombiano. A secretária da Mulher, Cristina Buarque, o secretário de Governo, Maurício Rands, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa e o consultor Murilo Cavalcanti acompanharam Eduardo em Bogotá. A comitiva deixa a Colômbia ainda hoje com destino ao Recife.

Nenhum comentário: