quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Seminário debate desafios da Extensão Rural em PE

Foi aberto na tarde desta quarta-feira (01/02), em Gravatá, no Agreste Central, o V Seminário de Extensão Rural de Pernambuco.  Tendo como tema principal das discussões “Superando Desafios na Extensão Rural”, o evento foi aberto pelo Presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, dos diretores de Extensão Rural, Pesquisa e Desenvolvimento e Infraestrutura Hídrica, além do superintendente Administrativo e Financeiro do IPA.

Também marcaram presença o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Martins, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, representando o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, o integrante da Academia Brasileira de Extensão Rural, Mário Amorim, e demais autoridades.

Para o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, a proposta do encontro, que entra em sua quinta edição, é promover a melhoria da renda e a qualidade de vida das famílias rurais, dentro dos novos direcionamentos e diretrizes de assistência técnica e extensão rural adotados pelo Governo do Estado.

O diretor de Extensão Rural do IPA, Genil Gomes, destacou que os trabalhos de assistência técnica e extensão rural são desafiados na promoção de um modelo moderno e de uma nova postura de trabalho, tento como eixo os cinco princípios da Pnater, onde os conhecimentos são distribuídos e não apenas difundidos.”Isso faz com que ocorra uma entrelaçamento do conhecimentos empíricos dos agricultores e dos acadêmicos dos técnicos de nível superior e médio”. afirmou

Segundo ele, a produção alimentar, a redução da pobreza rural e as questões relacionadas ao meio ambiente, além do processo educativo devem estar lado a lado de forma sustentável junto aos pequenos produtores, reassumindo o compromisso técnico com os agricultores de base familiar.

Prêmio de Excelência - Durante dois dias, o encontro contará com palestras, apresentações culturais, plenárias, além da demonstração de trabalhos de maior relevância desenvolvidos pelos técnicos dos escritórios municipais em todo o Estado. Por fim, haverá a entrega do “Prêmio de Excelência em Ater “Extensionista Ruy Carlos Ramos”, que ocorre amanhã, último dia do encontro. A previsão é reunir mais de 450 agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas e convidados.

O seminário é realizado pelo IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária com apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário. O encontro é considerado um dos mais importantes do Nordeste na área de Assistência Técnica e Extensão Rural pela importância e número de participantes.

Nenhum comentário: