quarta-feira, 4 de abril de 2012

Marin: “A preocupação virou tranquilidade”

Pernambuco está no caminho certo para receber os jogos da Copa das Confederações em 2013. Essa foi a boa notícia que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa, José Maria Marin, deu ao governador Eduardo Campos nesta quarta-feira (04) após visitar as obras da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Em entrevista coletiva concedida no Palácio do Campo das Princesas no início da tarde, Marin afirmou que durante uma reunião na sede da Fifa na semana passada foi surpreendido pelo relato de um suposto atraso nas obras do estádio pernambucano. Para tirar qualquer tipo de dúvida, ele ligou da Suíça para o governador Eduardo Campos e marcou a visita. Depois de percorrer o canteiro e assistir a uma apresentação do consórcio responsável pela obra, ele se disse aliviado:

“Saí de Zurique preocupado, mas retorno de Pernambuco totalmente tranquilo pela convicção, capacidade, competência, e principalmente pela autoridade do governador Eduardo Campos. A preocupação se transformou em tranquilidade após ouvir as autoridades, ver e ouvir dos responsáveis pela construção, tudo o que está sendo realizado. Pernambuco tem todas as condições de cumprir os prazos e sediar a Copa das Confederações. Não há razão para essa intranqüilidade”, explicou Marin.

O presidente da CBF não só mostrou confiança ­em relação ao cronograma, como elogiou a concepção da Cidade da Copa que prevê, além do estádio, a construção de uma nova centralidade urbana, com nove mil moradias. “O projeto é motivo de orgulho para todos os pernambucanos e brasileiros. Examinando-o, vi que será, sem dúvida nenhuma, o maior legado da Copa do Mundo aqui em Pernambuco. Será construída não só uma arena esportiva, mas uma cidade moderna com preocupação em todos os setores, principalmente o educacional”, destacou Marin.

O presidente da CBF afirmou que vai enviar um ofício à Fifa relatando estar tudo ok em Pernambuco para a disputa da Copa das Confederações, que acontece entre 15 a 30 de junho e serve como evento-teste para a Copa do Mundo. No próximo dia 27 representantes da entidade internacional virão a Pernambuco para uma nova visita ao canteiro. Será a quarta vistoria em seis meses.

De acordo com o balanço fechado em março, as obras da Arena estão 35,7% concluídas. Até junho a meta é atingir a metade da construção (49,2%). Os trabalhos devem ganhar ainda mais fôlego em breve. Eduardo adiantou que o Governo e a Construtora Odebrechet, responsável pela obra, já estudam formas de acelerar os trabalhos na Arena Pernambuco. Entre as medidas que devem ser adotadas, o aumento de trabalhadores no turno da noite e a confecção de partes do estádio fora do canteiro devem ser adotadas.
“Vamos dar conta desse desafio de lhe entregar a chave da Arena Pernambuco no final de fevereiro de 2013 para que Pernambuco possa sediar os jogos da Copa das Confederações e, com isso, termos a oportunidade de preparar ainda mais os pernambucanos para receberem a Copa em 2014”, disse Eduardo a José Maria Marin.

Nenhum comentário: