quinta-feira, 24 de maio de 2012

Governo do Estado lança Programa Irrigação para Todos em Petrolina

Um novo modelo de irrigação com inclusão produtiva

O governador Eduardo Campos e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, lançam oficialmente, no próximo sábado (26/05), em Petrolina, o Programa “Irrigação para Todos”, com a inauguração do Distrito de Irrigação Comunitária dos Perímetros Muquém, Pedra Grande e Porto de Palha – DIMP. A solenidade será realizada na Sede do Muquém, às 9h. Nas três áreas estão sendo investidos R$ 3,8 milhões, beneficiando 150 famílias de pequenos agricultores e gerando 600 empregos diretos.

Por meio de três estações de bombeamento, as águas do São Francisco estão sendo levadas a até 10 quilômetros das margens do rio e o escoamento da produção facilitado pela construção de 51 quilômetros de estradas. Do total inicial de 300 hectares irrigados do DIMP, 150 ha estão localizados no Muquém, 100 ha, em Pedra Grande, e 50 ha, em Porto de Palha. Os eixos de atuação prioritários recaem sobre três áreas. A regularização fundiária, com a entrega do título de propriedade; o uso de sistemas de irrigação de ponta, por meio de gotejamento e/ou microaspersão, com automação e telemetria; e a assistência técnica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Seu veículo de comunicação e equipe são nossos convidados para a solenidade oficial e visita às áreas em produção onde, hoje, são cultivados acerola, goiaba, melancia, maracujá, mamão, tomate, pimentão, alface, coentro, cebolinha e milho, além de capim irrigado que produzirá silagem para a criação de caprinos e ovinos.

A comercialização da produção tem a garantia dos programas de aquisição de alimentos dos governos Federal, Estadual e Municipal e de fomento à agricultura familiar. A gestão será transferida em etapas até que o agricultor possa tocar sozinho a sua produção.

O “Irrigação para Todos” não permite apenas a inclusão produtiva e social dos agricultores familiares, fornecendo-lhes água, preparo do solo, kits de irrigação e insumos. Mais do que isso, assegura cidadania, fixando o homem a terra e o desenvolvimento de uma nova perspectiva de vida para quem nasceu na região e hoje é testemunha de que o uso racional da água e sua chegada aos campos cultiváveis possibilitam e promovem o desenvolvimento das cadeias produtivas da fruticultura, horticultura, caprinovinocultura, além de gêneros de primeira necessidade, como milho e feijão.

Nenhum comentário: