quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nível de atividade da indústria recua em abril

Ocorreu recuo no nível de atividade da indústria de transformação e extrativa mineral no Brasil e no Nordeste. A indústria pernambucana acompanhou a tendência. De acordo com a pesquisa Sondagem Industrial divulgada pela Unidade de Pesquisas Técnicas (Uptec) da Fiepe, nesta quinta-feira (31), o indicador de produção no país ficou em 45,3 pontos, no Nordeste marcou 44,8 pontos e Pernambuco registrou 38,1 pontos, puxada pelas empresas de grande porte.

Após dois meses consecutivos de alta, o indicador de Utilização da Capacidade Instalada apresentou resultados abaixo dos 50 pontos, limite considerado satisfatório, no Brasil (42,6 pontos), Nordeste (44,4 pontos) e Pernambuco (42,2 pontos). Segundo a economista da Uptec, Jéssica Duarte, “é normal que tenha ocorrido uma redução da utilização da capacidade instalada, pois ela acompanha o nível de atividade industrial”.

Já o índice de evolução do número de empregados cresceu no Estado, diferente do que ocorreu no país e na região em abril. Com o resultado, Pernambuco atingiu 47,3 pontos.

Abril também registrou uma recuperação dos níveis de estoques da indústria pernambucana. Ela alcançou 51,4 pontos, retomando o patamar positivo após quatro meses de queda. "Isso ocorreu devido ao pico de produção ocorrido em março", afirma Duarte.

Em comparação com o mês anterior, a Sondagem aponta que os empresários pernambucanos mostraram-se mais otimistas para os próximos seis meses, quanto à demanda por produto, compra de matérias-primas e empregados. Contudo, as expectativas relativas às exportações obtiveram uma diminuição de dois pontos, fechando o mês em 47,7 pontos.

Nenhum comentário: