quinta-feira, 24 de maio de 2012

Secretário de Agricultura abre a 23ª edição da Fenagri em Petrolina

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, abriram, na noite de ontem (23/05), no pavilhão de feiras do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, a 23ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri-2012), considerada o maior evento do gênero na América Latina. Para este ano, a expectativa de público é de 60 mil visitantes e a movimentação financeira deve ultrapassar os R$ 50 milhões.

A Fenagri é reconhecida, internacionalmente, pela sua capacidade de geração de negócios e reúne produtores rurais, empresários, pesquisadores, técnicos, estudantes, representantes de instituições públicas e privadas, revendedores e fabricantes de equipamentos e insumos agrícolas, além de exportadores e importadores. São 12 mil metros quadrados, com 190 estandes que poderão ser visitados das 18h às 23h. Até sábado (26/05), serão apresentadas ao público todas as potencialidades agroindustriais do Vale do São Francisco e evidenciadas as últimas novidades tecnológicas.
Além de favorecer os pequenos produtores da região, a Fenagri amplia o agronegócio regional, fortalecendo suas principais cadeias produtivas, que incluem a fruticultura, caprinovinocultura, piscicultura, bovinocultura de leite e derivados, vitivinicultura e enoturismo. Com isso, ela consolida as atividades ligadas à irrigação e à agroindústria voltadas aos mercados interno e externo.
Durante a solenidade de abertura, o secretário Ranilson Ramos ressaltou a importância da implantação de sistemas de irrigação para a agricultura familiar como alternativa para vencer os períodos de estiagem do Semiárido nordestino, a exemplo do Programa “Irrigação para Todos”, implantado pelo Governo do Estado no Distrito de Irrigação Comunitária dos Perímetros  Muquém, Pedra Grande e Porto de Palha – DIMP, em Petrolina, que beneficia 150 famílias e gera 600 empregos diretos.
“Estamos comemorando o primeiro carregamento de 10,4 toneladas de melancia colhidas nas áreas do distrito e vamos assinar, já nesta sexta-feira, a implantação de mais 300 ha irrigados, de 1 mil ha já autorizados pelo governador Eduardo Campos”, destacou. A ampliação irá beneficiar os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Pesqueira e Verdejante.
Ranilson destacou ainda a importância da assinatura do protocolo que permitirá a elaboração de um plano de irrigação para Pernambuco, tornando o Semiárido uma região mais independente do ciclo natural das chuvas. Já o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, elogiou as ações de irrigação do Governo do Estado, no município, e afirmou que os produtos dos distritos dos perímetros irrigados de Muquém, Pedra Grande e Porto de Palha já estão sendo adquiridos pela prefeitura dentro do Programa de Aquisição de Alimentos com Distribuição Simultânea (PAA).    
Entre as novidades da Fenagri 2012 destaca-se o Salão da Pequena Produção, onde estão sendo expostos e comercializados os produtos da agricultura familiar. Já as rodadas de negócios, vão reunir representantes de redes de supermercados, atacadistas e distribuidores de diversos estados do Brasil, a exemplo de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, além de países como Portugal, Espanha, Holanda, Canadá, Rússia e Inglaterra.
Paralelamente, será realizado o seminário “A Eficiência no Uso dos Recursos: perspectivas para a agricultura sustentável”, promovido pela Embrapa Semiárido e Prefeitura Municipal de Petrolina, no auditório do Serviço Nacional da Indústria (Senai). A Fenagri oferece, também, minicursos e oficinas que ocorrerão ao longo dos quatro dias do evento.

Nenhum comentário: