terça-feira, 22 de maio de 2012

Pernambuco confirmado na Copa das Confederações 2013

Um telefonema do presidente da CBF, José Maria Marín, ao governador Eduardo Campos feito às 10h da manhã de hoje (22) trouxe a notícia que o povo de Pernambuco esperava e torcia: Recife está confirmada como uma das sedes da Copa das Confederações 2013. Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro compõem o restante do time.

A FIFA anunciou sua decisão de colocar Recife e Salvador de vez como sedes do torneio durante a reunião do seu comitê executivo realizada na Hungria, na noite anterior. As duas capitais estavam sendo observadas mais de perto e corriam o risco de não sediar o torneio preparatório da Copa do Mundo 2014.

“Estamos felizes com a notícia que recebemos de Budapeste. Eram quatro sedes confirmadas e duas numa outra categoria (Pernambuco e Salvador). O que celebramos hoje aqui é que vamos agora ter uma única categoria de sede, e Pernambuco está nela. Conseguimos isso porque cumprimos os prazos acordados”, disse o governador. “É muito importante para nós, porque começamos a divulgar o destino Recife, Pernambuco já em 2013. Ajuda no turismo, na geração de empregos”, disse Eduardo.

A tabela e os horários das partidas da Copa das Confederações – que acontece de 15 a 30 de junho de 2013 – serão anunciados no próximo dia 30, durante evento da FIFA no Rio de Janeiro. Como de praxe, a entidade vai preparar outras duas tabelas, com quatro ou cinco sedes. A palavra final será dada em meados de novembro, quando será definido o local em que cada seleção vai jogar. Recife poderá sediar até três jogos.  

RITMO ACELERADO – O balanço da construção da Arena Pernambuco fechado em abril aponta para 53,5% da estrutura e 62,8% do sistema viário e estacionamentos já prontos. As fases de terraplanagem e fundação já foram concluídas. Até junho, a meta é atingir a metade da construção. Para isso, a Construtora Odebrechet, responsável pelas obras vai ampliar o número de operários no canteiro. O número passará dos atuais 3.215 homens para 5 mil em novembro.
           
A expectativa é de que a Arena chegue em novembro com cerca de 90% da obra concluída. “A decisão efetiva vai ser a partir de agora, com o nosso desempenho na execução desse trabalho para que, em novembro, comprovemos que temos todas as condições de sediar os jogos em junho de 2013”, afirmou o secretário da Copa, Ricardo Leitão.

Nenhum comentário: