quinta-feira, 17 de maio de 2012

Eduardo leva água ao povo de Algodões, em Sertânia


Após anunciar, em Itaíba, uma série de medidas de viés econômico para combater os efeitos da estiagem no interior do estado, o governador Eduardo Campos seguiu para Sertânia, onde deu início às ações que visam dar segurança hídrica aos municípios atingidos pela seca no Sertão pernambucano.

No distrito de Algodões, Eduardo entregou o sistema de abastecimento de água que vai beneficiar os cerca de mil moradores da localidade. O Governo do Estado investiu R$ 1,1 milhão na instalação da adutora, que percorre 10 km de Cruzeiro do Nordeste até o distrito. A Compesa também construiu no local um reservatório com capacidade para armazenar 50 mil litros.

“Fico feliz em inaugurar esse sistema de abastecimento em meio a pior estiagem dos últimos 40 anos e assim ajudar o povo dessa comunidade a vencer o problema da seca. Com esta obra, garantimos água nos torneiras de Algodões 24 horas por dia e sete dias por semana”, disse o governador. 

Em 2009, moradores de Algodões aproveitaram a passagem do governador por Sertânia para reivindicar a construção da adutora. Eles pediam o “fim da lata d’água no lombo do burro”. O governador então encomendou os primeiros estudos para viabilizá-la. A Ordem de Serviço foi dada em setembro de 2010 e os trabalhos concluídos em março deste ano.

Líder comunitário, Cândido Rocha participou do protesto feito há três anos na porta de uma rádio. Hoje, ele não se conteve de tanta alegria. “A maior felicidade da minha vida é ver a água chegar aqui depois de quase 50 anos. Agora Algodões vai se desenvolver”. 

Eduardo também anunciou que o Estado vai investir R$ 3,6 milhões na reforma da adutora que atende a sede do município de Sertânia e que hoje encontra-se defasada. “Vamos trocar tudo”, assegurou o governador. Os reparos devem durar 60 dias e vão reforçar o abastecimento em 12 litros de água por segundo.

Nenhum comentário: