sexta-feira, 25 de maio de 2012

PE dá mais um passo para universalizar saneamento básico

Nesta quinta-feira (24), o Governo do Estado avançou significativamente na direção de dotar toda a Região Metropolitana do Recife e o município de Goiana de saneamento básico. Durante a reunião do conselho da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE), o governador Eduardo Campos autorizou a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) que vai universalizar o esgotamento sanitário no Estado.

            A parceria entre o Estado e o setor privado vai durar 30 anos. A PPP receberá um aporte de R$ 4,5 bilhões. Desse valor, 70% serão colocados pela iniciativa privada. As obras vão beneficiar quatro milhões de pessoas de 15 municípios, sendo o maior projeto do gênero já realizado na América Latina. A cobertura de saneamento básico vai passar dos atuais 30% para 90% em Pernambuco.

 “É insustentável ver tantas comunidades, tantas crianças pisando no esgoto. Temos dados que comprovam que cerca de 1.500 crianças morrem por ano pela ausência da coleta e tratamento de esgoto. A PPP vai nos permitir mudar esse quadro”, destacou Eduardo, durante a reunião, realizada no Hotel Transamérica Prestige, em Boa Viagem.

 As obras devem ser iniciadas em janeiro de 2013 e durar 12 anos. ”Amanhã o edital será publicado no Diário Oficial (D.O) do Estado. Depois disso, as empresas terão 45 dias para apresentarem as suas propostas e concorrerem”, explicou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Nenhum comentário: