quarta-feira, 30 de maio de 2012

Projeto para construir cisternas vai atender a 85 mil pessoas no Agreste e Sertão de PE


A população rural de 87 municípios pernambucanos - 40 do Sertão e 47 do Agreste - vai contar com uma nova alternativa para ampliar o acesso à água para produção de alimentos com o lançamento do projeto “Pernambuco mais Produtivo” amanhã (30), às 16 h, em Pesqueira. Na solenidade, o governador Eduardo Campos assinará contratos para construção de 15,5 mil cisternas calçadão, beneficiando 85 mil pessoas.  

O Projeto Pernambuco Mais Produtivo, realizado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF), conta com a parceria da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). O investimento é da ordem de R$ 140 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e R$ 25 milhões de contrapartida do Governo do Estado.

As cisternas que serão construídas beneficiando, no agreste e sertão, 15.500 famílias, captam a água de chuva por meio de um calçadão de cimento de 200 metros quadrados construído sobre o solo. Cerca de 300 milímetros de chuva são suficientes para encher o reservatório, que tem capacidade para 52 mil litros.

Além do governador Eduardo Campos participam da solenidade o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos e os bispos Dom Dino Marchió, da Diocese de Caruaru, e Dom José Luiz, da Diocese de Pesqueira.

Nenhum comentário: