quarta-feira, 30 de maio de 2012

Senado reconhece contribuição de Ricardo Brennand à cultura e educação

Homenageado fez discurso emocionado, agradecendo distinção feita pelo Senador Armando Monteiro,

Durante sessão especial em homenagem a três empresários brasileiros com o Diploma José Ermírio de Moraes, no Senado Federal, o empresário pernambucano Ricardo Brennand proferiu discurso emocionado em nome dos agraciados.

Em seu pronunciamento, Brennand revelou que contou com o apoio do próprio José Ermírio de Moraes – empresário também pernambucano falecido em 1973 - para iniciar as atividades empresariais no segmento de fabricação de azulejos. Em busca de clientes e oportunidade, Brennand relatou que pôde contar de imediato com o apoio de José Ermírio, que encomendou um expressivo volume de azulejos, correspondente a seis meses de produção.

“Não fosse ele acho que nós não teríamos sobrevivido. Graças a esse impulso inicial, deste notável pernambucano, muitas coisas vieram acontecer em nossas vidas”, revelou.

Responsável pela indicação de Ricardo Brennand, o senador Armando Monteiro ressaltou o trabalho do empresário na área cultural e, principalmente, educacional. “Brennand transformou todo o seu inestimável acervo em instrumento de desenvolvimento social e cultural de grande auxílio na educação. O Instituto mantém programas educacionais voltados para os alunos das redes municipal e estadual de ensino, e para crianças e adolescentes deficientes. Esses programas complementam o ensino regular de História, aprofundando o conhecimento desta disciplina e das artes, com o objetivo de despertar nos jovens o gosto pela cultura”, frisou o senador.

Brennand concluiu seu pronunciamento fazendo uma menção especial ao senador Armando Monteiro. “Com a humildade que sempre acompanhou os meus passos, agradeço emocionado a cada um dos senadores pela lembrança do meu nome para esta homenagem, em especial, a Armando Monteiro que abrilhanta esta casa”.

Na oportunidade, o presidente do Senado, José Sarney, destacou que neste ano o prêmio tem uma característica diferenciada, por reconhecer o talento de industriais de regiões mais distantes do país, como Rondônia e Roraima. “Tivemos ainda a oportunidade de reconhecer outro lado importante desses empreendedores. Os agraciados se motivam também pelo problema cultural e educacional, tanto que todos hoje aqui presentes estão ligados à educação, à comunicação, e, sobretudo, Ricardo Brennand compreende muito bem que o Brasil não pode ser uma potência econômica, uma potência política se não for também uma potência cultural, valorizando o espírito, as ideias, uma vez que ele, em toda a sua vida, teve a visão empresarial e a visão cultural”, disse Sarney.

Um comentário:

Unknown disse...

Ricardo Brennand deixou um legado para todos os brasileiros, só temos a agradecer por sua contribuição para a cultura e a arte em nosso país.