terça-feira, 22 de maio de 2012

Eduardo amplia Parqtel e reforça apoio às empresas de hardware

Está pronta a nova sede administrativa do Parque Tecnológico de Eletro-eletrônica de Pernambuco (Parqtel). Erguido dentro do Distrito Industrial instalado no bairro do Curado, o prédio foi entregue pelo governador Eduardo Campos nesta terça-feira (22) e representa um upgrade para a cadeia de hardware do estado.
            A principal função do espaço é apoiar as empresas instaladas no local, linkando os empresários ao mundo acadêmico. Cursos na área de tecnologia, prospecção de negócios estão entre as atribuições administrativas da nova sede, que será gerida pelo Porto Digital.
O espaço vai abrigar as reuniões do Núcleo de Transferência de Tecnologia de Pernambuco. Dividido em dois pisos, o centro administrativo ainda conta com laboratórios de design e eletroeletrônica e de produção integrados, além de uma incubadora para empresas.
Na parte inferior está o centro de usinagem, dotado por uma máquina de quatro toneladas, capaz de transformar desenhos de computador em peças. Há ainda uma impressora industrial para padronização dos produtos. Também será aberto um escritório de Inovação para a proteção da propriedade intelectual.  O investimento no novo espaço foi de R$ 12,9 milhões e os recursos são do Governo do Estado e da União, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Hoje, já são gerados mais de 500 empregos diretos nas seis empresas em funcionamento no Parqtel.  De olho nas capacitações que serão ofertadas, Vanessa Gomes da Silva, de 24 anos, enxerga a possibilidade de crescimento profissional. Ele está empregada há oito meses na Tron Controles Eletrônicos. “Trabalhava numa padaria e agora sonho em me formar na eletrotécnica”, disse. 
Eduardo falou para dezenas de funcionários das empresas do parque que prestigiaram a inauguração. Ele ressaltou a importância do setor na multiplicação de empregos. “O setor eletro-eletrônico é estratégico para as fábricas que estamos atraindo. A maioria delas usa muito de eletrônica embarcada. Aqui, teremos um ambiente onde a universidade interage com a empresa, um fator diferencial na hora de atrair novas fábricas e, principalmente, na geração de empregos”, explicou Eduardo.
            Primeira a se estabelecer no Parqtel, a Tron cresce ao ritmo do crescimento do Estado. O presidente da empresa, Sérgio Fonseca Filho, creditou o bom momento às políticas do Governo. “Eduardo Campos procurou dotar o setor de eletro-eletrônicos das condições necessárias para competir em situação de classe mundial. Hoje, a Tron está entre as 50 empresas que mais crescem no Brasil e tem a Siemens como principal cliente”, festejou o empresário.
PASSADO E FUTURO – Outras cinco indústrias estão em fase de instalação. Uma delas, a Fábricaflex produzirá semicondutores, que são equipamentos de detecção e correção de erros em ambiente de temperaturas extremas, utilizados, por exemplo, na extração de petróleo da camada Pré-sal. Esse empreendimento será formado com expertise genuinamente pernambucana e é bastante aguardado, já que ainda não existe produção nacional.
O Parqtel foi criado ainda na última gestão do Governo Arraes, quando Sergio Rezende foi o primeiro secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Coube a Rezende, que assim como Eduardo foi ministro de Ciência e tecnologia do Governo Lula, lembrar o inicio dos trabalhos para erguer o Parqtel. Rezende disse que o projeto é grande “baluarte” da inovação tecnológica do Brasil.

Nenhum comentário: