quinta-feira, 17 de maio de 2012

IPA realiza Dia Especial voltado ao incentivo da produção de hortaliças orgânicas


O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, esteve ontem (16/05), acompanhado do diretor de Extensão Rural, Genil Gomes, na comunidade Mocotó, município de Vitória de Santo Antão, para participar de um Dia Especial Sobre Tecnologias Alternativas para a Produção Sustentável de Hortaliças. Participaram do evento 200 horticultores da região.

O uso de novas tecnologias sustentáveis permite um ganho superior a 70% na produtividade de hortaliças orgânicas no cinturão verde da Região Metropolitana do Recife. De acordo com o consultor do IPA, e orientador do Dia Especial, Antônio Almeida, para implantar a estrutura o horticultor irá investir, apenas, R$ 90 centavos, por metro, na compra do TNT. 
Em dois hectares, o horticultor Paulo Maurício se mostrou surpreso com a viabilidade das novas alternativas, entre elas, a irrigação por gotejamento em tubulações, em forma de fita, o que evita o surgimento de problemas fitossanitários, e a cobertura dos canteiros por tecidos de TNT sobre armações de bambu flexível, que impedem a entrada de insetos nocivos à cultura. A adubação é realizada, exclusivamente, com estrume de gado.

Essa é uma ação integrada das Diretorias de Pesquisa e Extensão Rural do IPA. Para o presidente do instituto, as novas tecnologias alternativas sustentáveis, além de garantirem maior produtividade aos horticultores, levam saúde à mesa dos consumidores que terão acesso a alimentos livres de agrotóxicos. O presidente da Associação dos produtores de Orgânicos do Distrito de Mocotó, Severino Francisco, revelou que a produção 100% orgânica tem transformado a realidade dos agricultores familiares. “Os venenos aplicados nas plantações deveriam ser chamados de agressivos, e não defensivos. Antes eu produzia, mas não consumia porque não considerava meus próprios alimentos saudáveis. Hoje, me sinto realizado em consumi-los e comercializá-los”.

Nenhum comentário: