sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Chapéu de Palha da Pesca Artesanal finaliza ciclo de capacitações

Mais de 1300 pescadores artesanais foram capacitados em 23 municípios do Estado  

 “Foi muito bom o curso de reparos de motores à diesel, foi tão bom que eu pedi para assistir também as aulas da noite, de navegação náutica”, contou Gilson dos Santos, 34 anos, pescador artesanal do município de São José da Coroa Grande, Litoral Sul. Gilson foi um dos 1372 beneficiados da segunda edição de capacitações do Chapéu de Palha da Pesca Artesanal. As aulas iniciadas em setembro foram encerradasnesta sexta-feira (08). 
Neste ano, o Programa da Secretária de Agricultura e Reforma Agrária – SARA, que tem o apoio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar – SEAF/PRORURAL, atuou em 23 municípios pernambucanos, dois a mais que a edição passada, com cursos em seis áreas distintas ligadas à pesca artesanal. Também foram disponibilizadas 200 vagas a mais em relação à primeira edição de capacitações. “Nosso objetivo é a cada ano ampliar essa iniciativa para atender a um número cada vez maior de pescadores artesanais”, afirmou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos.
Foram abertas inscrições para 50 turmas divididas entre os temas de acesso ao mercado de pescado, conservação e beneficiamento de pescado, uso de pescado para o artesanato, navegação náutica com ênfase na operação de GPS, mecânica de motores à diesel marítimo e reparo de avarias em embarcações de fibra de vidro. De acordo com o secretário executivo, José Cláudio, a ação visa estimular os pescadores e pescadoras artesanais a permanecerem na atividade mesmo no período em que a pesca diminui a intensidade. “Nesse intervalo eles podem ser treinados para praticar a pesca de uma forma mais eficaz, usando os conhecimentos adquiridos nas aulas”, explicou Cláudio.
PROGRAMA – O Chapéu de Palha é uma ação que envolve cinco secretarias estaduais: Agricultura e Reforma Agrária; Educação; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Meio Ambiente e Sustentabilidade e Mulher sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão. Em 2012, os pescadores artesanais foram inseridos nesta iniciativa, abrangendo 57 municípios pernambucanos. Os selecionados no Chapéu de Palha da Pesca Artesanal recebem uma bolsa de até R$ 242,00 - complementar ao Bolsa Família - e como contrapartida participam de cursos de capacitação e qualificação profissional, além de fomento à cidadania.

Nenhum comentário: