quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Igarassu sediou I Encontro CREAS de Educação Inclusiva

 Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Igarassu e do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), regional metropolitana norte, resultou no I Encontro CREAS regional com educação inclusiva, na manhã desta terça-feira (26), no auditório da secretaria.
            O encontro reuniu professores, gestores e representantes do CREAS e CAPS. O objetivo da reunião foi discutir a inclusão dos alunos com deficiências da Rede Municipal de Ensino do município, desde a educação infantil até o ensino médio.
            A Lei nº 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida foi um dos assuntos debatidos na ocasião pelos educadores que enfrentam dificuldade e falta de apoio da família dos alunos e governo federal. Segundo o Secretário de Educação de Igarassu, Dario Uchikawa, a maioria dos municípios não possuem estrutura física nem pessoal qualificado para trabalhar em sala de aula com estes estudantes. “A inclusão é uma inovação e obrigação legal e moral que os municípios precisam encarar da melhor maneira”, afirmou Uchikawa.
            Para a psicóloga e Diretora de Educação Inclusiva, Adelma Domingos a importância de debater esta pauta no cronograma educacional fortalece a qualidade no aprendizado dos alunos. “É importante estarmos em contato com os professores da rede do município, que tenham alunos incluídos, em busca de melhor qualidade para o processo do aprendizado dos mesmos”, ressaltou Domingos.
            A acessibilidade define-se como a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e outros.

Nenhum comentário: