quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Produtores rurais e artesãos comercializam produtos na 72ª Exposição Nordestina de Animais

Iniciativa da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - SARA, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar - SEAF/ProRural apoia a participação dos produtores familiares no evento


Pelo terceiro ano consecutivo, produtores rurais participam da Exposição Nordestina de Animais. Nesta 72ª edição, a novidade fica por conta do Pavilhão Desenvolvimento Sustentável, Emprego e Renda, localizado no estande da SARA na feira. A área destinada à exposição de produtos feitos com materiais do campo foi ampliada numa iniciativa conjunta entre SARA e secretaria de Administração e Renda - SAD. São 56 agricultores familiares que têm a oportunidade de mostrar e comercializar os seus produtos, integrando um evento com expectativa de visitantes em torno de 300 mil pessoas.
De acordo com o secretário Aldo Santos, o apoio aos produtores familiares e artesãos faz parte das ações da SARA de incentivo ao fortalecimento das atividades da agricultura familiar, visando o acesso ao mercado e a geração de renda desses trabalhadores. “O nosso objetivo é proporcionar um momento de grande oportunidade para divulgação e comercialização dos produtos rurais, neste local de ampla circulação e público diverso”, explica.
Com a participação de expositores do Agreste, Zona da Mata e Sertão, a variedade de artigos é grande. Na feira, os visitantes poderão encontrar a beleza e delicadeza das peças bordadas de Poção, no Agreste Central, a arte em barro vinda da Mata Norte, na cidade de Trancunhaém, o mel de abelha do Sertão,  dentre outros artigos produzidos em palha, couro, tecidos, além de itens da gastronomia, como doces e cachaça. Todos frutos do trabalho de comunidades rurais, assentados, indígenas e quilombolas.
De Petrolândia, Ilga Carvalho, trouxe para o evento sabonetes decorados e essências naturais. Representante da Associação Artes do Sertão, Ilga relatou a importância de expor em feiras de grande visibilidade. “Essa é minha oitava participação na Exposição de Animais do Recife, sendo a terceira com sabonetes artesanais, que sempre tem uma ótima recepção do público e cada vez mais nosso trabalho tem sido reconhecido”, disse.
A professora Lourdes da Graça visitou o pavilhão e ficou encantada com os produtos criados a partir de materiais da agricultura familiar. “Percebemos que o trabalho, a capacitação e as oportunidades, têm que ser levadas também ao interior e incentivadas. Só assim se combate a seca, o desemprego e ainda nos proporciona resultados como esse aqui apresentados”, destacou Lourdes, completando entusiasmada: “Gostei de ver”.
Segundo o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio, a SEAF/Prorural desenvolve projetos que estimulam e possibilitam o acesso dos agricultores familiares em grandes feiras. “Incentivamos os produtores familiares a terem uma renda extra, além da agricultura familiar, seja fazendo bordados, sabonetes ou doces. E trabalhamos para que tenham a oportunidade de expor o que produzem em eventos importantes como a Exposição de animais, a Feneart e outros”, revelou Cláudio.
SERVIÇO
Feira da Agricultura Familiar - Pavilhão  Desenvolvimento Sustentável, Emprego e Renda
Local: estande da Secretaria Agricultura e Reforma Agrária, na 72ª Exposição Nordestina de Animais – Parque de Exposição do Cordeiro, Avenida Caxangá.

Horário: 9h às 21h, até o dia 24 de novembro.

Nenhum comentário: