quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Armando quer discutir Plano Decenal de Energia em audiência pública‏

Agência Senado
 
Brasília - O senador Armando Monteiro (PTB-PE) anunciou que deverá propor a realização de audiência pública no Senado para discutir a alteração do Plano Decenal de Energia a fim de que seja construído um linhão de corrente contínua partindo da Usina Hidrelétrica de Belo Monte para a Região Nordeste.
 
Na avaliação dele, a transferência direta de energia de Belo Monte para o Nordeste, durante os meses de alta hidrologia do Rio Xingu, possibilitaria firmar na região mais uma significativa parcela de origem hidráulica reduzindo-se a necessidade de operação de térmicas e a importação de outras fontes mais caras.
 
Armando Monteiro explicou que as linhas que atualmente são utilizadas para a importação de energia elétrica pelo Nordeste, que constituem o Sistema Interligado Nacional, não são adequadas para a transferência permanente desse insumo, mas apenas em situações excepcionais.
 
Por que não se prevê também para o Nordeste a importação específica de energia hidrelétrica da Região Norte, por meio de linhas expressas? A nossa carência é flagrante. A disponibilidade no Norte existe - disse o senador.

Nenhum comentário: