quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Baile Municipal de Arcoverde presta homenagem a João da informação

Em sua 8.ª Edição, o Baile Municipal de Arcoverde traz como tema “História e Tradição no Carnaval de João da Informação”. O homenageado é um grande entusiasta do carnaval de rua de Arcoverde desde os tempos de jovem, quando ainda gerenciava o Bar “O Escondidinho”. Nessa época, João sabia de cor o título e o compositor de todos os frevos eram lançados no período Carnavalesco.

Mesmo depois de perder o movimento das pernas, ele continuou a brincar o carnaval, sempre comandando um polo de animação na Rua Barbosa Lima, onde reside até hoje. Fazia questão ainda de circular por outras ruas onde se reuniam os foliões. João tem mania de ouvir frevo durante todo o ano, sempre dizendo que o frevo é alegria e o bom pernambucano tem ficar alegre durante os doze meses e não apenas em fevereiro.

Certamente Roberto Moraes, idealizador do Baile Municipal de Arcoverde e que já nos deixou, está muito feliz com a escolha de João Vicente, de quem era grande amigo e todos os anos lhe presenteava com uma cópia da gravação do Baile, para que João pudesse apreciar a beleza e alegria que são a marca desse evento.

A escolha do Comitê Gestor de Eventos da Prefeitura não poderia recair em um momento mais significativo para o homenageado, pois no dia primeiro ele completou oitenta anos, dos quais setenta foram vividos em Arcoverde. A Prefeita Madalena Britto, quando fez o anúncio da homenagem, fez questão de afirmar que João da Informação é um dos personagens mais marcantes da História de Arcoverde.

João Vicente é natural do Município de Águas Belas (PE), mas se considera arcoverdense de coração e agora vai passar a ser de direito, pois a Câmara Municipal, por iniciativa do Vereador Luciano Pacheco, concedeu-lhe o Título de Cidadão, o qual, inclusive, vai ser entregue no Esporte Clube no dia do Baile Municipal.

Arcoverde está de parabéns por prestar esse reconhecimento ainda em vida a um homem que inegavelmente se destaca pelo trabalho que desenvolve e pela sua atuação cultural. Para os que não sabem, o apelido João da Informação surgiu quando ele começou a decorar e a informar os telefones e endereço de pessoas e pontos comerciais. Esse serviço é prestado desde 1975, quando João iniciou o trabalho de 'centro de informações' e hoje é conhecido pelo mundo afora, depois que o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, fez duas matérias enfatizando a memória do criador do serviço.“Mesmo com as dificuldades e a luta, dei a volta por cima e estou muito feliz em ser o homenageado do Baile de Arcoverde”, falou emocionado João.

Para o Secretário Municipal de Turismo Albérico Pacheco, a cidade homenageia uma lenda e uma pessoa querida por todos, “Por sua história, dedicação e por ele ser um grande carnavalesco, que mesmo na cadeira de rodas cai na folia”.

Aos 80 anos, João, que também é o homenageado do "Carnaval da Folia de Bois", continua com sua espetacular memória funcionando a pleno vapor e se sente satisfeito em ser útil aos arcoverdenses e a todos que recorrem ao seu serviço. Quando perguntado por que ainda continua trabalhando a essa altura da vida, ele prontamente responde: “minha vida é o meu trabalho”. (COCAR)

Nenhum comentário: