terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Municípios do Agreste recebem obras de infraestrutura hídrica

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária segue avançando com os projetos de abastecimento de água em todo o Estado de Pernambuco. Nos últimos dias 15 e 16 deste mês, ordens de serviço para recuperação de barragens foram assinadas e materiais para obras de saneamento e acesso a água foram entregues pelo secretário de Agricultura, Aldo Santos, nos municípios de Riacho das Almas, Belo Jardim e Jataúba, no Agreste.
 No sábado (15), a comunidade rural do Ramada, em Trapiá, distrito de Riacho das Almas, recebeu apetrechos que serão usados para levar saneamento e água a localidade. Cerca 59 famílias foram beneficiadas. A solenidade aconteceu no próprio local com as presenças do prefeito Mário Mota e de vereadores, além do diretor do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, Genil Gomes, e do Secretário Executivo de Agricultura Familiar – Seaf, José Cláudio.
 Durante o evento, Aldo lembrou a importância de garantir o acesso a água a todas as regiões de Pernambuco, um sonho que nasceu na gestão Miguel Arraes e que está em fase avançada com o governador Eduardo Campos. “Esse projeto começou lá atrás e o governador Eduardo Campos assumiu o desafio de universalizar a água para o Estado”, disse Santos, ressaltando que o abastecimento de água assegura a qualidade de vida do homem e da mulher do campo. A comunidade de Tamboquinha, distrito de Belo Jardim, também foi contemplada com para obras de saneamento e infraestrutura hídrica.
 No domingo (16), foi a vez de Jataúba festejar uma nova fase com acesso à água e irrigação. Ao lado do prefeito João de Roque, Aldo Santos assinou ordem de serviço para recuperação de três barragens que vão beneficiar mais de 200 famílias nos distritos de Jundiá, Riacho do Meio e Jacú. As obras serão iniciadas no próximo mês. De acordo com Santos, essa é a primeira etapa do projeto naquelas comunidades e deve ser ampliado para atender ainda mais famílias.
 Aos 50 anos de idade, o agricultor José Manuel, morador do Sítio Olho d’Água na localidade de Jundiá, viu suas esperanças se renovarem com a assinatura do documento. “Essa barragem foi feita pelo governador Miguel Arraes, que trouxe energia e água para o povo da roça. É uma alegria ver que agora, mais de 30 anos depois, essa barragem vai ser recuperada para encher no período de chuva” disse o agricultor, que vive no local desde que nasceu.

Nenhum comentário: