terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Casa Militar anuncia Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil para final de março

Mais de 40 pessoas participam de hoje até a próxima quinta feira (06/02) do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC) promovido pela Casa Militar de Pernambuco, através da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil). São Gestores, Coordenadores e Agentes Municipais de Defesa Civil de 24 municípios da Zona da Mata Sul região que foi muito castigada pelas enchentes de 2010 e 2011. Na sessão de abertura, o chefe da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti anunciou a realização da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil prevista para o final de março.
Segundo Mário Cavalcanti, o tema da segunda Conferência será "Proteção e Defesa Civil: Um novo paradigma para o Sistema Nacional", seguindo orientação da organização da Conferência Nacional que deve acontecer de 27 a 30 de maio.  O objetivo é incentivar o debate que crie novos paradigmas da proteção e defesa civil, avaliar a ação governamental e eleger as propostas de Pernambuco para aperfeiçoar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. 
O Curso de Proteção e Defesa Civil é uma capacitação realizada anualmente a fim de qualificar os agentes municipais de Defesa Civil. “Nosso objetivo é qualificar os agentes de defesa civil, especialmente porque sempre ocorre substituição de pessoal nos municípios. A ideia é preparar o efetivo das cidades para que estejam aptos a desenvolver ações de prevenção e, quando ocorrer, medidas de resposta que minimizem os efeitos de desastres”, explica o Chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti
O curso será realizado até o dia 06/02, quinta feira, das 08 às 18h, no auditório da Câmara de Vereadores de Escada (Rua João Manoel Pontual, nº146 – Centro) e integra o cronograma de ações preventivas da Codecipe para a Operação Inverno 2014. Na abertura, além do Chefe da Casa Militar, estiveram presentes os prefeitos de Escada, Lucrécio Gomes e de Jaqueira, Marivaldo Andrade. De acordo com o programa serão ministradas noções básicas sobre as ações de Defesa Civil, como as atribuições nas diferentes esferas de governo de acordo com a legislação vigente, funcionamento da política nacional, conceitos, manuais, fases de atuação em situações de desastres. Ao final do curso, cada município deve apresentar o esboço de um Plano de Contingência, elaborado a partir do que aprenderam.
Neste primeiro dia, estiveram presentes representantes dos municípios de Amaraji, Barreiros, Bezerros, Catende, Escada, Gameleira, Jaqueira, Palmares, Primavera, Quipapá, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu. Até março a Casa Militar realizará curso semelhante para as cidades da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Agreste e Sertão.

Nenhum comentário: