sexta-feira, 20 de junho de 2014

Plano Safra para Agricultura Familiar é lançado em Pernambuco

Foi lançado, na manhã desta quarta-feira (18), o Plano Safra para Agricultura Familiar biênio 2014/2015. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, anunciaram a previsão da liberação de recurso na ordem de R$ 480 milhões em crédito para os agricultores familiares de Pernambuco. Ao todo, o Plano destina R$ 4,6 bilhões para a região do semiárido brasileiro.
 O Plano Safra para Agricultura Familiar tem o objetivo de garantir uma maior produção de alimentos, aumentar a renda dos produtores e estabilizar os preços para os consumidores, além de ampliar, especificamente em Pernambuco, as ações de fortalecimento da agricultura familiar.
 Para Aldo Santos, a estiagem prolongada dos últimos anos deixou uma grande lição para os gestores municipais, estaduais e federais. “A ideia de convivência com o semiárido foi fortalecida, todo o trabalho realizado foi visando a uma política de estado e não de governo. É um processo para o resgate da cidadania no campo, com sustentabilidade ambiental, fazendo dos agricultores e agricultoras familiares empreendedores”, destacou.
 O secretário ainda salientou que em Pernambuco existem mais de 270 mil estabelecimentos da agricultura familiar. “Temos 184 municípios, dos quais 122 estão no semiárido. São quatro milhões de pernambucanos vivendo numa região com potencial para crescimento econômico. Posso afirmar que, em alguns anos, Pernambuco será um produtor agroalimentar porque tem potencial para isso”, cravou.

Nenhum comentário: