sexta-feira, 27 de junho de 2014

Plantão da Defesa Civil de Pernambuco registra dia intenso, mas sem vítimas

O Plantão da Defesa Civil do Estado teve um dia intenso com mais de 30 ocorrências registradas, a maioria originadas por moradores de vários municípios da Região Metropolitana do Recife, onde as chuvas foram mais fortes. Felizmente não houve nenhuma ocorrência grave e as únicas vítimas sofreram escoriações leves em consequência da queda de um muro de arrimo no bairro de Ouro Preto em Olinda. O plantão da Codecipe registrou 09 ocorrências para Camaragibe, duas para Olinda, uma para Igarassu e 01 para São Lourenço da Mata. Para Jaboatão foram solicitadas 11 vistorias e 10 moradores do Recife acionaram a Defesa Civil do Estado.
 Os números registrados pelos municípios podem ser distintos porque muitas pessoas ligam direto para a Codecipe, não procurando a Defesa Civil da cidade. Em outros casos, a população consegue acionar a defesa civil municipal e não precisa entrar em contato com a Codecipe. A população deve acionar a Defesa Civil de seu município (ver quadro abaixo) ou a Codecipe pelo telefone 3181.2490 ou no 199.
Das cidades do interior, foram recebidas apenas duas solicitação de vistoria. Uma de Palmares e outra de Escada.
 Na manhã da quarta-feira (25), a Apac emitiu um alerta de chuvas fortes para cidades da RMR e Zona da Mata, nas 48h seguintes que vai até a manhã desta sexta feira (27). Imediatamente a Defesa Civil do Estado  enviou o alerta, através de SMS, para as defesas civis dos municípios dessas regiões  para que as mesmas monitorassem as áreas consideradas de risco e tomassem as providências necessárias.

Pontes resistem às chuvas
 Em Moreno, cidade que também registrou chuvas intensas, a Ponte da comunidade do Pocinho, recém-construída pela Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura (CTEA) da Casa Militar permitiu a travessia tranquila de pedestre e carros. “Resolvemos em definitivo um problema histórico que assombrava os moradores durante o inverno.” , comemora o Chefe da Casa Militar, Mário Cavalcanti.  A Casa Militar é responsável pela recuperação e construção de mais de 70 pontes que foram total ou parcialmente destruídas nos municípios atingidos pelas enchentes de 2010 e 2011, a exemplo das pontes de Palmares, Barreiros, Bom Conselho, Xexéu, Jaqueira, entre outras cidades.
Segundo relato dos moradores de Moreno, a ponte tem mais de 30 anos e serve de acesso a moradores de aproximadamente 400 chácaras para atravessar o Rio Duas Unas. As chuvas de 2012 fizeram o rio transbordar e destruir a ponte que existia. A ponte do Engenho Pocinho liga a cidade de Moreno à comunidade de Matriz da Luz, em São Lourenço da Mata O investimento foi de R$ 77 mil.

Logo após as chuvas a Prefeitura e moradores improvisaram uma estrutura com barras de ferro e toras de madeira amarradas com arames. Apesar disso, carros continuaram transitando, mas com o uso o ônibus da Prefeitura que fazia o transporte escolar não passava mais.

A Ponte do Pocinho foi construída com estrutura e estatura mais seguras que a que existia anteriormente no local.  São sete metros de comprimento, com duas vias, guarda corpo e foram reconstruídos o tabuleiro e as vigas.

Nenhum comentário: