quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Detran-PE lança projeto-piloto de agendamento online para vistoria de veículos

A partir de 08 de outubro, qualquer cidadão que precisar realizar o serviço de vistoria veicular no Detran-PE precisará agendar previamente este atendimento por meio do site do órgão, o www.detran.pe.gov.br. O cidadão já pode agendar horários de vistoria para o mês de outubro por meio do site do Detran(www.detran.pe.gov.br).

O objetivo do agendamento online para Vistoria Veicular é promover a máxima redução das filas de espera. Nesta primeira etapa, o agendamento online para vistoria estará disponível para as unidades de atendimento onde a procura pelo serviço é maior:

No Recife: na sede (localizada no bairro da Iputinga), Shopping Tacaruna e na Unidade de Táxis e Coletivos (DUAT), localizada às margens da BR 101, no sentido Aeroporto. Importante lembrar que a DUAT faz vistoria especificamente de táxis e coletivos.

Em Jaboatão dos Guararapes: Shopping Guararapes

Em Paulista: Shopping Norte Janga

Em Caruaru: Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Caruaru, North Shopping Caruaru e Shopping Difusora

Em Petrolina: Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Petrolina

Os horários de atendimento para vistoria variam conforme a unidade do Detran-PE e podem ser consultados no site www.detran.pe.gov.br.

O agendamento de vistoria para veículos é mais um marco dos esforços do DETRAN para, com auxílio da Internet, trazer autonomia e conforto aos cidadãos que buscam os serviços do Órgão. A vistoria de veículos é pré-requisito de boa parte dos atendimentos do Órgão. O agendamento de vistoria veicular, somado aos demais serviços do Detran que já contam com auxílio da Internet, na área de Habilitação de Condutores, representam uma redução das filas nos pontos de atendimento do Detran estimada em 70%.

Vistoria em Números

Entre janeiro e junho de 2014, o Detran-PE realizou cerca de 330 mil vistorias, uma média de 55 mil vistorias por mês. As unidades que mais realizam vistorias são a sede do Detran (onze mil vistorias mensais, em média) e as unidades dos shoppings (variando entre mil e dois mil atendimentos mensais).

Vistoria Eletrônica - O Detran-PE possui vistoria eletrônica em 31 unidades de atendimento em todo o Estado. Por meio da vistoria eletrônica, o vistoriador com câmera de alta precisão fotografa partes de todo o veículo, incluindo áreas de difícil acesso, no motor, por exemplo, além de placas e chassis. As imagens fotografadas são convertidas em dados criptografados transmitidos diretamente para a base de dados do Detran sem interveniência humana, o que anula o risco de fraude.

Ao se digitar a placa do automóvel no notebook, o sistema informa ao vistoriador todos os dados do veículo como modelo, cor, ano de fabricação, chassis e motor. A validação de informações visuais e as outras constantes da documentação do veículo são automaticamente confirmadas através da captura da imagem dos números de chassis e motor, gerando um relatório imediato com registro de hora, data e local. Os dados gerados são armazenados e criptografados automaticamente.

Principais casos em que é necessário fazer vistoria veicular:

A vistoria veicular é pré-requisito para diversos serviços do DETRAN e também para emissão de documentos. Os principais casos em que ela é exigida são os seguintes:

Transferência de Propriedade do Veículo

Emissão de 2ª via do Certificado de Registro do Veículo (CRV, popularmente conhecido como recibo)

Baixa ou inclusão de gravame (no caso de transferência de propriedade de veículo financiado junto a instituição financeira)

Remarcação de chassi quando este foi danificado em acidente, sofreu corrosão ou foi adulterado (em caso de roubo de veículo)

Regravação de motor quando este foi danificado em acidente, sofreu corrosão ou foi adulterado (em caso de roubo de veículo) e nos casos em que é preciso instalar um novo motor no carro (motor virgem)

Emissão de ordem de emplacamento

Alterações de dados do proprietário (mudança de CPF, por exemplo)

Autorização e modificação de características do veículo

Alteração de categoria do veículo (veículo particular que se torna veículo de aluguel, por exemplo)

Veículos que efetuam transporte escolar e motofrete

Fonte: Detran-PE

Foto: Cláudio Eufrasino/Detran-PE

Nenhum comentário: