terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Eduardo: “Aqui não tem peixada, nem arrumadinho”

Na manhã desta terça-feira (15), o governador Eduardo Campos prestigiou a formatura de 222 novos oficiais administrativos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. São 170 PMs e 52 bombeiros que ascenderam à patente de tenente graças à Lei sancionada pelo governador em agosto de 2009, que permitiu a ascensão de soldados ao oficialato. 

Os novos tenentes passaram por um curso de formação de seis meses, no qual o Governo do Estado investiu R$ 368 mil. Entre as disciplinas oferecidas, direitos humanos, gestão de pessoas e relações interpessoais. Também foram ofertadas aulas de conhecimento específico para cada carreira como táticas policiais, gerenciamento de crise, tiro policial e método Giraldi para os PMs; e de defesa civil, estratégias e táticas de salvamento, estratégia de combate a incêndio para os bombeiros.

Falando para os novos oficiais, familiares e cerca de 2.000 alunos da PM que se passam a reforçar o policiamento em todo o estado a partir da próxima sexta-feira (18), Eduardo lembrou que a chance de promoção na carreira é um avanço concebido ainda em 2008, quando a sua gestão resolveu criar uma carreira para os policiais através de um política de valorização da meritocracia.
“Não foi a antiguidade, ou uma ‘peixada’ que fez os senhores e senhoras chegarem a tenente, não. Não teve padrinho ou arrumadinho, porque esse tempo não existe mais vaga para ele”, disse.
Antes da promulgação da Lei 1174, os policiais e bombeiros que entravam nas corporações como soldados só podiam chegar ao posto máximo de capitão. Hoje, através de concursos internos, eles podem ocupar até o posto de tenente-coronel na reserva remunerada, o segundo maior posto na hierarquia das duas corporações.

Para o orador das turmas, Jairo Rodrigues de Freitas, a hora é de fazer a diferença. “Foram meses intensos. Foi necessário muita luta, transpor muitos obstáculos. Temos agora uma nova missão”, afirmou, explicando que há por parte dos formandos uma “vontade incondicional de servir à sociedade e ao Estado”.

Já o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, destacou alguns números do Pacto pela Vida e motivou os novos oficiais na missão que eles têm pela frente. “Em quatro anos, conseguimos salvar 1.915 vidas. Vocês têm muita responsabilidade pela frente. Se as próximas notícias vão ser positivas ou negativas, vão depender do trabalho de vocês”, observou.    

Nenhum comentário: