segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Estado convoca prefeitos e lança plano contra a Dengue

Pernambuco unido na luta contra a dengue. Na manhã desta segunda-feira (14), o governador Eduardo Campos e o secretário de Saúde, Antônio Figueira, receberam prefeitos e representantes de 19 municípios com maior risco de epidemia da doença para apresentar o Plano Estadual de Contingência contra a Dengue.

Prevenção é a palavra chave do Plano, que, dentre outras ações, irá contratar 500 agentes de endemias, capacitar 80 profissionais de vigilância de epidemia e comprar equipamentos para controle químico do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. A descentralização do diagnóstico sorológico é outra estratégia. Antes realizado apenas no Recife, o exame agora será feito também em Afogados da Ingazeira, Caruaru, Limoeiro, Palmares, Petrolina e Salgueiro.

“Vamos ter um inverno rigoroso, e é exatamente na saída do inverno, que temos o período mais duro da dengue. Por isso é fundamental que o Governo do Estado, a União, as prefeituras e a sociedade possam tomar medidas antecipadas e a primeira ação é ajudar os municípios a fazer seus planos de enfrentamento”, disse o governador. “Não podemos ficar correndo atrás, precisamos realmente nos antecipar”, destacou Elias Gomes, prefeito de Jaboatão dos Guararapes.

Para informar a população sobre as formas de prevenção e tratamento, serão capacitados 1.148 profissionais das equipes de Saúde da Família, e ainda 1.212 agentes comunitários de saúde (ACSs). Um total de 870 médicos clínicos, pediatras e enfermeiros, estarão aptos a agilizar o diagnóstico e prescrever o tratamento oportuno. Os municípios ainda poderão receber incentivos financeiros de R$ 8 mil por cada leito de retaguarda estruturado.

A Secretaria de Saúde aposta ainda na força da mídia para ajudar na tarefa. Foram confeccionados folders, cartazes e jingles/spots para alertar a população que o controle da doença deve começar dentro de casa. O material explica as formas de prevenção da doença, os sintomas e diferenças entre as formas clássica e hemorrágica, e instrui como agir diante da suspeita da doença. Camisas, bonés e braçadeiras também serão distribuídos.

“Essa á uma ação firme de controle na tentativa de evitar uma epidemia, e que se apóia em quatro eixos principais: a vigilância, a assistência, a comunicação e a gestão integrada do Plano”, explicou Figueira. O secretário abriu a reunião com uma explanação sobre o atual quadro da doença em Pernambuco.

Até o dia 29/01, foram notificados 897 casos de dengue em 71 municípios, um aumento de 30% em relação aos 690 casos registrados no mesmo período de 2010. Afogados da Ingazeira foi o município que apresentou o maior número de casos: 159.

Dos 19 municípios convocados para a reunião, 14 têm alto risco de epidemia. Os sertanejos Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Quixaba, Ouricuri, Floresta, Santa Cruz da Baixa Verde, Araripina, Santa Cruz e Santa Teresinha. No Agreste, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira. Timbaúba é a única cidade da Mata Norte e Camaragibe da Região Metropolitana do Recife.

Os outros cinco municípios - Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Recife, Olinda e Petrolina - precisam de cuidados por causa do tamanho de suas populações. Apenas Ouricuri e Santa Terezinha não estiveram representadas no encontro, que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas.

“O Ministério da Saúde tem uma preocupação muito forte com esse tema. Estamos à disposição do Estado, e a integração só é possível por causa de ações como esta do Governo de Pernambuco. Vamos marchar juntos para nos livrar ou pelo menos diminuir a incidência da dengue”, afirmou Mozart Sales, chefe de gabinete do ministro da Saúde, que também participou da reunião.

Nenhum comentário: