sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ranilson Ramos discute alternativas econômicas com produtores do Vale do Sirigi

Antes das 8h da manhã desta sexta-feira (11), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, já estava tomando café da manhã com produtores do Vale do Sirigi, em São Vicente Férrer, Mata Norte pernambucana. Acompanhado do secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos. A proposta do encontro foi a de ouvir as demandas dos produtores com o objetivo de melhorar a produção da cadeia produtiva da fruticultura local. Ranilson Ramos tem feito essas visitas às sextas-feiras nas diversas regiões do Estado.

Na propriedade de Gilvan Pereira Guedes, Sítio Mirim, com 27 hectares de banana, Ranilson conheceu a principal cadeia produtiva da região - a fruticultura – voltada especialmente para o plantio de banana e uva. “Da banana aproveitamos tudo até o caule que pode virar papelão”, falou o produtor. A banana é transformada em banana-passa, banana chips, farinha, cachaça, licor. “São mais de 350 receitas e a palha é aproveitada em diversos produtos artesanais”, revelou Gilvan Pereira que também planta uva da variedade Isabel. A banana que temos aqui é da variedade IAC –IPA 2001 que é resistente à Sigatoka Negra, doença causada por um fungo.

Na ocasião, o secretário disse que vai reunir técnicos dos Institutos Tecnológico de Pernambuco (Itep) e Agronômico (IPA) para discutir pesquisas existentes no aproveitamento do caule da bananeira como papel para produção de sacolas recicláveis. “Estamos aqui para apoiar alternativas que agreguem valor à produção e gerem renda para o produtor”, afirmou Ranilson que conheceu a pequena agroindústria de banana.

Acompanhado do prefeito de São Vicente Férrer, Pedro Guedes, conhecido como Pedoca, o secretário também visitou plantios de uva do distrito Chã dos Esquecidos, uma packing house, de propriedade de José Genivaldo Arruda, onde são embalados de 10 a 12 mil quilos de uva por dia para grandes supermercados do Recife.

O município de São Vicente Férrer tem uma área de 450 hectares plantados de uva que são comercializadas nas feiras livres e nos supermercados. Os produtores têm apoio do Banco do Nordeste do Banco do Brasil e assistência técnica do IPA.

O secretário encerrou sua visita técnica a São Vicente Férrer no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Floricultura, implantado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia quando o governador Eduardo Campos foi ministro. Lá ele conversou com a presidente da Associação dos Floricultores, Maria Augusta da Silva sobre proposta a ser encaminhada à Secretaria para melhoria da produção e produtividade da atividade.

Nenhum comentário: