quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nordeste busca Zona Livre de Aftosa

Secretários de agricultura e dirigentes dos órgãos de defesa agropecuária do Nordeste estão, hoje (17), reunidos no Radisson Hotel, em Maceió, Alagoas. A reunião técnica visa reunir dados a fim de debater o status para a Febre Aftosa dos estados do Nordeste com a presidente, Dilma Russef, no encontro que será realizado na próxima segunda-feira (21), em Sergipe.  Os estados pleitearão a mudança de status sanitário para zona livre de febre aftosa com vacinação.

O secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e a gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), Erivânia Camelo, estão participando da reunião para apresentar a situação de Pernambuco. “Cumprimos todas as determinações do Mapa e estamos preparados para sermos reconhecidos como área livre de aftosa com vacinação”, avalia Ranilson Ramos, destacando que o Governo do Estado investiu mais de R$ 60 milhões no Programa de Defesa Animal nos últimos quatro anos.
As recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa para os estados nordestinos cumprirem até o mês de julho deste ano estão na pauta de discussões do encontro.  

A mudança na classificação contribui com a abertura de mercado, expandindo o comércio de carne e derivados. Para o Mapa, a classificação dos estados deve acontecer em bloco e os representantes na reunião vão aproveitar para discutir a situação atual de cada um e como esse reconhecimento pode ocorrer na região.

Erivânia Camelo acrescenta que os índices de vacinação para imunização em Pernambuco são recordes, ultrapassando os 95% nas últimas campanhas. “Estamos prontos para mudar a nossa classificação”, declara. Ela lembra que Pernambuco tem servido de exemplo para outros estados no trabalho de controle da doença.

Estão participando da reunião durante esta quinta-feira (17), representantes dos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Nenhum comentário: