quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Marcelo Déda: “Pacto é o que há de mais inovador no Brasil”

O que têm em comum os governos da Bahia, Rio Grande do Sul, Paraíba, Espírito Santo e Amazonas? Todos eles vieram a Pernambuco para aprender a reduzir os índices de violência nos seus estados. Hoje (17) foi a vez de o governador Eduardo Campos receber o colega sergipano Marcelo Déda na VI reunião de monitoramento do Pacto pela Vida (PPV), realizada na Secretaria de Planejamento e Gestão.

A visita de Déda ocorre menos de um mês após a vinda do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O sergipano veio acompanhado de assessores da área de segurança pública e deixa Pernambuco impressionado com a política de combate à violência implantada pelo Governo do Estado.

“O que vi aqui me deixou extremamente surpreendido. Primeiro com a qualidade da política, segundo com a excelência da ferramenta e terceiro com a inovação da negociação aberta e transparente entre entes de governo, que têm responsabilidade pela segurança e pela construção de um clima de segurança na sociedade”, elogiou.

Ex-prefeito de Aracaju por duas vezes e no seu segundo mandato á frente do Executivo sergipano, Déda disse acompanhar com muito interesse e com muita curiosidade, a experiência pernambucana. “Eu considero que do ponto de vista de gestão de política de segurança, é o que há de mais inovador no Brasil”. “A nossa intenção aqui é conhecer com detalhes o funcionamento do Pacto pela Vida”.

         Para Eduardo Campos, é muito positivo que os estados troquem experiências. “A cada vinda dessas, a gente também aprende, escuta sugestões. O Pacto não é algo fechado. É um processo constante de construção coletiva de caminhos na área de segurança para devolver a paz à sociedade”.

Ontem à noite, Déda e sua equipe foram recebidos no Palácio para uma apresentação do PPV feita pelo presidente do comitê gestor do programa, o secretário de Planejamento e Gestão Alexandre Rebelo, pelo coordenador do programa, José Luiz Rattón, e pelo titular da pasta de Defesa Social, Wilson Damázio.

Nenhum comentário: