quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ranilson Ramos acompanha implantação de projetos no Agreste Meridional

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, acompanhado dos secretários Executivos José Patriota, e de Agricultura Familiar, Aldo Santos, passa toda esta sexta-feira (04) no Agreste Meridional visitando projetos voltados para a agricultura familiar em seis municípios da Região – Lajedo, Garanhuns, Brejão, Terezinha, Correntes e Lagoa do Ouro.

A primeira parada será às 8h da manhã, em Lajedo, onde serão visitadas áreas de secagem de feijão no Sítio Olho D´água Velho e projeto de irrigação comunitária executado pela prefeitura local com recursos do Governo do Estado.

Depois o secretário e equipe vão à Comunidade Miracica, em Garanhuns, para visitar o projeto de agroindústria de beneficiamento de castanha de caju e de outras frutas, cujo investimento foi de R$ 172 mil do Prorural e R$ 19,1 mil da própria comunidade, atendendo 80 famílias. “É uma oportunidade para acompanhar o andamento desses projetos e, sobretudo discutir o resultado com as comunidades locais para contribuir e ampliar as ações onde for possível”, avalia Ranilson Ramos.

À tarde a programação prossegue no Agreste com visita ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Fruticultura em Brejão, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Em seguida o secretário inaugura 44 banheiros e saneamento rural no Sítio Olho D´Água. A viagem encerra com acompanhamento da colheita de batata-doce, na comunidade Capivara, em Correntes, terminando com inauguração de resfriadores de leite em Lagoa do Ouro. “A ação vai melhorar a qualidade do produto, trazendo mais segurança alimentar para as famílias que consomem o leite”, falou o secretário.

Batata-Doce – Com a aração de terra, por meio do Programa Terra Pronta Emergencial do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), 86 famílias de Correntes plantaram 532 hectares e vão colher uma média de 18 toneladas de batata-doce por hectare. As comunidades atendidas são Areias, Sapucaia, Boa Vista, Cavaco, Palmeirinha do Sá, Sítio Situação, Sítio Palmeira do Jorge, Capivara, Sítio São Francisco e Sítio Estivas.

Nenhum comentário: