quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eduardo e Dilma discutem grandes projetos de Pernambuco

O governador Eduardo Campos e a presidenta Dilma Rousseff tiveram hoje (1º) em Brasília, a sua primeira reunião administrativa após a eleição da ex-ministra da Casa Civil para a Presidência da República. Durante duas horas, os dois passaram a limpo vários projetos, obras e ações em andamento em Pernambuco.
 Na saída, Eduardo classificou o encontro como muito proveitoso. “Fizemos um primeiro diagnóstico do conjunto de parcerias importantes que estão sendo executadas no Estado. Falamos da Ferrovia Transnordestina, da Operação Reconstrução, do PAC e dos grandes investimentos que estão sendo consolidados em Suape”, relatou o governador. Eduardo e Dilma voltam a se encontrar no próximo dia 21, durante o Fórum dos Governadores do Nordeste que será realizado em Aracaju-SE.
 Os trabalhos de construção da Transnordestina receberam atenção especial da presidenta. A ferrovia é uma das prioridades do Governo Federal para o Nordeste brasileiro. No mês passado, o ministro da Integração Nacional e ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, visitou trechos das obras em Salgueiro a fim de colher informações detalhadas.
 Sobre a Operação Reconstrução, Eduardo e Dilma acertaram que o Governo do Estado irá entregar até o próximo mês de junho os projetos de construção das oito barragens localizadas nas bacias dos rios Una, Sirinhaém e Mundaú. O custo estimado desta ação é de R$ 700 milhões.
 A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, também estiveram presentes.
 OUTROS COMPROMISSOS – Após a reunião com Dilma, Eduardo esteve com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. Na pauta, a mudança de classificação de Pernambuco em relação à Febre Aftosa. O Estado, considerado hoje como de “risco médio”, pleiteia receber o carimbo de “livre da Aftosa com vacinação” ainda este ano.
 O governador pediu ao ministro que o Governo Federal realize com urgência a rodada dos exames de sorologia prevista para o ano passado, mas que não ocorreu por conta de problemas encontrados em outros estados nordestinos. O exame de sangue de uma amostra do rebanho detecta se há ou não contaminação do gado e é realizado simultaneamente em vários estados de uma mesma região. 
 Com o último caso da doença registrado em 1998, uma cobertura vacinal acima dos 95% e um controle da movimentação dos animais acima dos 90%, Pernambuco atende a todos os pré-requisitos necessários para mudar a sua classificação atual.
 “Cumprimos todos os nossos protocolos, por isso pedimos a realização de uma nova rodada de exames. O perfil do consumidor nordestino está mudando, a demanda por carne vermelha está aumentando e se não conseguimos reverter a nossa classificação podemos deixar até de atrair novos investidores”, explicou Eduardo.
 Fechando a agenda em Brasília, o governador e presidente nacional do PSB recebe os chefes do Executivo de outros estados, senadores e deputados federais eleitos pelo partido para um jantar de boas-vindas no Clube das Nações.
No início da tarde, Eduardo reuniu-se com o presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Bellini, para tratar da implantação da montadora em Pernambuco e de uma visita à planta da indústria na cidade mineira de Betim.  

Nenhum comentário: