quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eduardo presta contas do mandato na ALEPE

O governador Eduardo Campos prestigiou hoje (02) a solenidade de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Na ocasião, ele cumpriu um dever constitucional que exige a entrega do relatório de gestão a cada abertura dos trabalhos do Poder Legislativo. Na presença dos deputados, Eduardo leu uma mensagem de balanço do seu primeiro mandato entregando, posteriormente, o documento à Alepe. A primeira sessão do ano também definiu os deputados Maviael Cavalcanti (DEM) e Waldemar Borges (PSB) como líderes das bancadas de oposição e do Governo, respectivamente.

Elaborado em seis páginas, o Relatório de Ações destacou os resultados alcançados nos últimos quatro anos. Acrescentando algumas observações ao texto impresso, Eduardo falou sobre o “protagonismo” que o Estado passou a exercer nesses últimos anos. “Criamos as bases para a consolidação da ‘Nova Economia’ que conduz Pernambuco a um patamar diferenciado no cenário brasileiro, com foco na ‘qualidade de vida”, pontuou.

Eduardo lembrou que foi seguindo o Mapa da Estratégica realizado “à luz das necessidades do nosso povo” que Pernambuco tornou-se referência nacional em gestão. Citou a melhoria dos indicadores que medem a qualidade dos serviços públicos prestados, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e traçou um retrato das conquistas em diversas áreas do Governo. Segurança, saúde e educação ganharam destaque.

A maior geração de emprego da série histórica do Estado e a atração de novas empresas também foram citadas. Grandes obras de recursos hídricos e saneamento, a interiorização do desenvolvimento e as ações da Operação Reconstrução também fizeram parte do documento. O aumento da capacidade de captação de recursos, os investimentos do PAC e a sinergia entre todos os entes federados também foram lembrados pelo governador. “Está provado que sabemos e podemos ir além, superar expectativas, abrindo novos horizontes que saem da ação governamental para se transformarem em ação na vida das pessoas”, observou.

Ao final da solenidade, em entrevista, o governador adiantou o que espera da atuação dos 49 deputados que tomaram posse ontem: “Uma relação de diálogo, republicana, como tivemos ao longo desses quatro anos do primeiro mandato”.

O presidente da Casa, Guilherme Uchoa, deu as boas-vindas aos parlamentares e antecipou um pouco da pauta da Casa para o próximo quadriênio. “Pernambuco caminha a passos largos no sentido de um crescimento sustentável e duradouro, e muitas matérias ainda vão precisar de análise, debate e aperfeiçoamento para dar continuidade a esse processo de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida do nosso povo”. Além de Eduardo e Uchoa, compuseram o dispositivo de honra o vice-governador João Lyra Neto, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), José Fernandes Lemos, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Roberto Lins, além de outros deputados que compõem a Mesa Diretora da Casa.

Nenhum comentário: