quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Eduardo Campos assina Ordem de Serviço da construção de barragem em Nazaré da Mata

O governador Eduardo Campos assina nesta sexta-feira (25/2), às 11 horas, em Nazaré da Mata, na Mata Norte, a Ordem de Serviço para o início dos trabalhos de construção da Barragem de Morojozinho, que terá capacidade para acumular 3 milhões de metros cúbicos de água, obra que vai reforçar o abastecimento de água daquela cidade. Para a construção da barragem, a Compesa e o Governo do Estado estão investindo R$ 3,5 milhões.

Com a Barragem de Morojozinho, a Compesa irá regularizar num horizonte de 20 anos o abastecimento de água da cidade, que enfrenta problemas principalmente no verão, quando cai o nível dos rios que atendem o município. Após a conclusão da obra, a estimativa da Compesa é manter regularizado o abastecimento em Nazaré da Mata pelos próximos 20 anos.

A barragem será construída em uma área de 6,24 hectares no Engenho Morojó, localizado no município de Nazaré da Mata, e vai beneficiar 40 mil pessoas. Será instalada sobre o riacho Morojozinho e foi projetada para atender a demanda por água na cidade até o ano de 2031.

Para permitir o início da obra, a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) concedeu, na última terça-feira (22), uma licença ambiental à Compesa. Além disso, a companhia já havia realizado, em outubro do ano passado, uma audiência pública em Nazaré da Mata com o objetivo de discutir os impactos ambientais da obra, que preservará toda a área onde já funcionou um engenho. O local está em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário: