segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Eduardo Campos inaugura a UPA de Nova Descoberta

O governador Eduardo Campos entrega, nesta terça-feira (15/02), às 18 horas, a 13º Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pernambuco. Localizada em Nova Descoberta, a  UPA  Solano Trindade, em homenagem ao poeta, pintor, teatrólogo, ator e folclorista nascido no Recife, faz parte do cinturão Oeste, referenciando os pacientes mais graves para os hospitais Agamenon Magalhães (HAM), Otávio de Freitas (HOF) e Pelópidas Silveira, que será inaugurado no segundo semestre. Terá capacidade para realizar até 500 atendimentos por dia de urgência e emergência nas especialidades de clínica médica, pediatria e traumato-ortopedia.

            A Unidade beneficiará 23 bairros recifenses: Alto do Mandú, Apipucos, Casa Amarela, Jaqueira, Monteiro, Poço da Panela, Santana, Sítio dos Pintos, Tamarineira, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição, Vasco da Gama, Nova Descoberta, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira, Passarinho, Pau Ferro e Dois Unidos.

            A administração da UPA será feita pela Fundação Manoel da Silva Almeida (Hospital Maria Lucinda). A organização social (OS) receberá, anualmente, em torno de R$ 10,3 milhões para gerir toda a estrutura física, a manutenção dos equipamentos e os recursos humanos, composto por cerca de 230 funcionários.

ESTRUTURA – Todas as 13 UPAs funcionam 24h por dia e são equipadas com sete consultórios, 18 leitos de enfermaria (sendo quatro destinados à estabilização dos doentes graves), sala de raios X e nebulização. Ao todo, são investidos, em cada uma, R$ 6 milhões para construção e compra dos equipamentos.

Já estão em funcionamento as UPAs de Barra de Jangada, Engenho Velho e Cabo de Santo Agostinho, integrantes do cinturão de assistência Sul, que referenciam pacientes para o Hospital Metropolitano Sul Dom Helder; Olinda, Paulista e Igarassu, do cinturão Norte, que referenciam pacientes para o Hospital Miguel Arraes; e São Lourenço, Curado e Torrões, que integram o eixo Oeste, juntamente com o Hospital Pelópidas Silveira.

Há também as unidades da Imbiribeira e da Caxangá, que dão apoio aos grandes hospitais do Estado, e a de Caruaru, a primeira do interior, que dá sustentação ao Hospital Regional do Agreste (HRA). A expectativa é inaugurar, no início de março, a do Ibura, e, em junho, a de Petrolina.

Nenhum comentário: