quarta-feira, 4 de abril de 2012

Meteorologista do IPA participa de encontro meteorológico em Fortaleza


Nos dias 02 e 03 de abril, a meteorologista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Francis Lacerda, esteve em Fortaleza, participando da III Reunião Técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden): extremos climáticos e colapso de produção agrícola. O encontro serviu para definir alternativas que possam diminuir os impactos dos extremos climáticos na agricultura brasileira.
O evento, que é uma realização da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em parceria com o Governo do Estado do Ceará, aconteceu no Palácio da Abolição e reuniu cientistas e gestores de várias instituições do País. Durante a reunião, foi realizado um amplo debate sobre o monitoramento dos agentes deflagradores de desastres naturais e sobre as atividades de integração, modelagem e análise de todos os dados necessários para a identificação de riscos.

Isso porque, todos os setores são vulneráveis às mudanças climáticas. Entretanto, o agrícola, devido à sua forte dependência do clima e à necessidade cada vez maior da produção de alimentos, têm sido objeto de estudos que apontam o aquecimento global como agente deflagrador de mudanças significativas no mapa da agricultura brasileira. O impacto disso pode ser a redução das áreas produtoras, com prejuízos econômicos que podem chegar a R$ 7,4 bilhões.

“A reunião possibilitou uma maior integração entre os técnicos envolvidos nas ações de prevenção dos desastres naturais, contribuindo com o desenvolvimento de novos mecanismos capazes de fornecer bases técnicas que permitam reduzi-los”, informou a meteorologista.

Nenhum comentário: