segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pernambuco Nação Cultural chega ao Sertão do Moxotó pela primeira vez

Arcoverde e mais seis cidades da região recebem a caravana entre os dias 09 e 15 de abril

O Sertão do Moxotó é a próxima parada do circuito de festivais Pernambuco Nação Cultural. A novidade foi lançada nesta segunda-feira (02) no Teatro do Arraial com a presença do secretário de cultura do estado, Fernando Duarte, que destacou a inclusão desta região na caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural - FPNC, que este ano já começou a sua trajetória itinerante pela Mata Norte do Estado, com ações de arte, cultura e formação em dezoito cidades. No Moxotó, o festival terá como cidades polos Arcoverde e Sertânia, mas estenderá suas atividades também pelos municípios de Custódia, Ibimirim, Inajá, Betânia e Manari.

O Festival é uma promoção do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe e segundo o secretário de cultura Fernando Duarte, o Festival Pernambuco Nação Cultural vai além de um circuito de eventos, “o Festival vem se consolidando, nos últimos anos, como uma ação estratégica para a construção e a consolidação de uma política pública de cultura no estado”, afirma Fernando Duarte.

"A chegada do Festival Pernambuco Nação Cultural na região do Moxotó, com cidades importantes no cenário cultural de Pernambuco - como Arcoverde na música, Sertânia na literatura e Betânia nas tradições quilombolas - tem a grande missão de colocar em movimento iniciativas artísticas já existentes na região. Tanto as tradições populares quanto as manifestações contemporâneas terão espaço no Festival, um belo momento de encontros e diversidade artística", diz Leo Antunes, coordenador do Festival. Além da música, que consegue mobilizar maior público, incluindo o de municípios vizinhos, a grande característica do FPNC é promover a cultura em todas as suas linguagens. Assim, na programação também haverá encontro de mestres de tradições populares, mostra de audiovisual, teatro, oficina de formação, mostra de artesanato e fotografia.

Como tem acontecido nas demais regiões, o FPNC culmina com a realização de shows. Nesta edição haverá palcos em Arcoverde e em Sertânia. Em Arcoverde, a programação acontece durante quatro dias a partir da quarta-feira, com apresentação de bandas do cenário punk rock do estado. No primeiro dia tocam as bandas Fetus, Sistema de Protesto, BCR e Irmandade Punk (todas de Arcoverde), Plugins (Recife) e Os Cachorros (Olinda). Na quinta-feira, será dia de homenagem a Luiz Gonzaga – devido o ano de seu centenário, a homenagem ao rei do baião se repetirá em todas as edições do festival Nação Cultural – com apresentações dos arcoverdenses Paulinho Leite, Tonino de Arcoverde, Pariceiros e, de Exu, Joquinha Gonzaga, sobrinho de Gonzagão. Na sexta tem o sambista Xico de Assis, o Samba de Coco Raízes de Arcoverde e as bandas Rivotril e Mundo Livre SA e o DJ Patrick Tor4. No sábado, tocam a Bande Dessinée, o compositor recifense Tibério Azul, Lirinha, Original Olinda Style e novamente o DJ Patrick Tor4.

Uma curiosidade do evento fica por conta da apresentação dos trabalhos solos dos ex-integrantes da banda Cordel do Fogo Encantado, que sendo todos de Arcoverde, estão com seus shows nesta primeira edição do FPNC no Sertão do Moxotó. Além de Lirinha também tocam em Arcoverde Clayton Barros (no Coreto) numa versão acústica do seu projeto solo e Emerson Calado apresenta para o público seu projeto NUME.

A rica produção cultural do Moxotó terá espaço no FPNC nas mais diversas linguagens, um dos destaques da programação do Festival é a performance do ator Glauber Amaral, filho de Sertânia e hoje integrante do Teatro Oficina, de José Celso Martinez. “A intensão deste festival foi valorizar a cultura do Moxotó, que tem Arcoverde como uma cidade expoente, ressaltando os artistas que nasceram nesta região e hoje levam seu nome para o cenário artístico nacional, como é o caso de Lirinha, Marcelino Freire e o ator Glauber Amaral”, diz o diretor executivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco Vinícius Carvalho. Toda a grade do evento, assim como as cidades contempladas pelo Festival, foram discutidas com a classe artística local.

A literatura também tem destaque na programação do FPNC do Sertão do Moxotó que terá sua grande ação com o 1º Encontro de Escritores em Sertânia, atividade que encerrará esta edição do Festival no domingo, 1º de abril. Segundo Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco, a proposta deste evento é propiciar o encontro de escritores que saíram de Sertânia e hoje têm a oportunidade de encontrar os novos produtores de arte literária da região. Os nomes confirmados para o encontro são Lirinha, Marcelino Freire, Silvério Pessoa, Ésio Rafael, Wilson Freire e José Sandro.

A cidade de Betânia concentrará as atividades do FPNC da Região do Moxotó relativas aos povos tradicionais. Com cerca de 30 comunidades tradicionais, entre indígenas, quilombolas e comunidades rurais, Betânia será o local do Encontro das Manifestações dos Povos Tradicionais e Comunidades Rurais que acontece na sexta-feira, 13 de abril, no Quilombo São Caetano. “A ideia é que neste encontro o público conheça a cultura dessas comunidades tradicionais e rurais, além de poderem, paralelamente, acompanhar a mostra de artesanato e fotografia que estarão ocorrendo”, explica Érika Nascimento, assessora de comunidades rurais e povos tradicionais da Secretaria de Cultura de Pernambuco.
As seis cidades que compõe o Sertão do Moxotó: Arcoverde, Sertânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Betânia e Manari, também receberão mais de 30 ações e atividades de formação durante os sete dias do FPNC.

PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL - Ocupar as cidades de cada região do estado com uma programação cultural que contemple todas as linguagens artísticas é o objetivo central do Pernambuco Nação Cultural. O festival funciona como uma caravana, que vai passando e deixando marcas no fazer cultural de cada localidade, ao mesmo tempo em que também promove a troca de saberes, constrói vitrines para que cada artista apresente sua produção, desenvolva suas ideias, articule seus fazeres e fortaleça sua criação. O projeto é uma continuidade do que foi implantado na primeira gestão do governador Eduardo Campos, sendo agora amplificado para ter uma atuação ainda mais descentralizada e próxima dos artistas dos municípios distantes.

Nenhum comentário: