quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Programa Terra Pronta da Mandioca será lançado em Araripina

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, lançam oficialmente nesta quinta-feira (26/01), em Araripina, Sertão do Araripe, o Programa Terra Pronta Especial 2012 da Mandioca. Serão investidos R$ 1,6 milhão no projeto que prevê, ainda, o plantio de 5 mil hectares, beneficiando 1,7 mil famílias. A produtividade média esperada é de 15 toneladas/ha.

No Agreste, onde foi lançado no ano passado, o programa gerou um crescimento de 16,8% na área cultivada, que passou de 66,3 ha, em 2010, para 77,5 ha, em 2011. “A cadeia produtiva da mandioca é uma das mais importantes e tradicionais de Pernambuco e, por isso, vem recebendo uma atenção especial do governador Eduardo Campos”, destacou Ranilson.

Terra Pronta e Distribuição de Sementes - Na ocasião também estará sendo lançada a edição 2011/2012 do Programa Terra Pronta e de Distribuição de Sementes para o Sertão do Araripe. No biênio serão arados 100 mil hectares e distribuídas 4 mil toneladas de sementes em todo o Estado. O investimento total está orçado em R$ 22,8 milhões. O número de famílias beneficiadas atinge 100 mil, na aração de solo, e 120 mil, na distribuição de sementes de milho e feijão.

O presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito disse que, além de garantir a segurança alimentar dos pequenos agricultores do Sertão a Zona da Mata, o programa é uma fonte geradora de emprego e renda, possibilitando a comercialização do excedente. Serão beneficiados diretamente os municípios ligados às gerências regionais de Araripina, Afogados, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Garanhuns, Lajedo, Carpina, Caruaru, Palmares, Surubim e Petrolina.

O lançamento dos programas acontecerá no auditório do Centro Tecnológico Vocacional do Gesso, em Araripina, a partir das 16h.

Nenhum comentário: