terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TCE: Posse de Duere simboliza novo tempo, diz Eduardo


O governador Eduardo Campos marcou presença na posse da nova presidente do Tribunal de Contas do Estado, Teresa Duere, na tarde desta segunda-feira (02/01). Empossada para o biênio 2012/2013, a conselheira conquistou um feito histórico: tornou-se a primeira mulher a presidir o TCE nos 44 anos de história da instituição.

Para Eduardo, a posse da ex-deputada estadual é “símbolo de um novo tempo” marcado pela redução das diferenças de gênero. “As mulheres estão ocupando os espaços que lhe são devidos. Uma sociedade com menos diferença é uma sociedade com mais paz, com mais compreensão e mediação de conflitos”, explicou, em entrevista concedida antes da solenidade. 

O governador também destacou a importância do controle exercido pelo TCE para a garantia de qualidade dos gastos públicos. Eduardo apoiou a decisão da nova presidenta, que definiu como prioridade da sua gestão o acompanhamento das decisões dos vereadores. A partir de agora os parlamentares deverão justificar legalmente a aprovação ou rejeição de pareceres do TCE.

“Se cada órgão público fizer portais de transparência cada vez mais aperfeiçoados, a gente melhora os gastos e a confiança da população nos poderes constituídos”, disse Eduardo, ao lembrar que um dos seus primeiros atos como governador foi colocar as contas do Estado na internet através do Portal da Transparência, escolhido pela ONG Contas Abertas como o terceiro melhor do país.

A iniciativa da gestão estadual recebeu o reconhecimento da nova presidente. “Pernambuco nunca curvou-se e continua com altivez, dando exemplos para o Brasil. Aqui criamos instrumentos de controle que previnem dano ao erário, e que acolhidos plenamente pelo Executivo, resultam em  ações conjuntas, para o obtenção da boa aplicação do dinheiro público”, elogiou Duere, que compõe o TCE há nove anos.

Também foram empossados na solenidade Valdecir Pascoal (Vice-presidência); Carlos Porto (Corregedoria); Marcos Loreto (Ouvidoria) e Romário Dias (Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães).

Nenhum comentário: