segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Seminário de Extensão Rural reunirá mais de 450 extensionista em Gravatá

Mais de 450 extensionistas estarão reunidos, nesta quarta e quinta feira (01 e 02/02), no auditório do Centro de Convenções do Hotel Fazenda Portal de Gravatá, na Rodovia BR- 232 ,durante a realização do V Seminário de Extensão Rural em Pernambuco, para discutir as diretrizes da atividade no Estado. Este ano o tema central será “Superando Desafios Na Extensão Rural”, numa busca de soluções para melhor atender os agricultores e pecuaristas pernambucanos que dependem a assistência técnica em suas áreas produtivas.

O seminário está sendo promovido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo de Pernambuco, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A solenidade de abertura, que ocorrerá às 13h, do dia 01, será marcada pela  presença do  secretário estadual de agricultura, Ranilson Ramos, e do presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, alem do Diretor do Dater (MDA) Argileu Martins da Silva e dos diretores de Extensão Rural, Genil Gomes, Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Santana,  Infraestrutura hídrica, José de Assis Ferreira, e do Superintendente Financeiro, Elcio Barros Alves e Silva.

O presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, destacou que a socialização dos trabalhos exitosos, a serem apresentados durante o seminário, os debates com todo o corpo técnico do IPA, a sustentabilidade da agricultura familiar em busca da igualdade social no meio rural, bem como a homenagem aos extensionistas rurais, é o objetivo do encontro. “O evento é uma oportunidade democrática e única de  ampliar os debates a respeito do novo modelo de assistência técnica e extensão rural adotado em Pernambuco”, assegurou.

O secretário  Ranilson Ramos afirmou que o extensionista rural tem um papel estratégico no crescimento rural, especialmente dentro da agricultura familiar, atuando como estrategista na promoção do desenvolvimento da agropecuária entre os pequenos produtores do Litoral ao Sertão. ”Lembramos que a assistência técnica e a extensão rural (Ater) voltou a ser fortalecida pelo governador Eduardo Campos, que valorizou o profissional e o serviço de extensão rural”, salientou.

Extensão Rural - Para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o principal objetivo dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.


O seminário de extensão rural além do caráter comemorativo se propõe a trazer discussões acerca das políticas públicas para a agricultura familiar, a integração pesquisa e extensão, a transição agroecológica, o desenvolvimento rural sustentável, a segurança alimentar e nutricional, experiências exitosas em ATER e, sobretudo a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER.

Nos últimos quatro eventos foram contabilizados cerca de 1,5 mil participantes entre extensionistas, palestrantes e convidados. A estimativa para este ano é de mais 600 participantes.
 
Inserido no calendário de eventos do setor agropecuário nordestino, o encontro é considerado um dos mais importantes na discussão de propostas para o desenvolvimento da agricultura de base familiar.

Nenhum comentário: