quinta-feira, 6 de junho de 2013

Integração Nacional promove encontros sobre meio ambiente para estudantes de municípios da área do Projeto São Francisco

Escolas podem agendar por telefone a participação de alunos e professores nas atividades até o dia 28 de junho

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o Ministério da Integração Nacional promove neste mês de junho um ciclo de palestras para estudantes e professores de escolas municipais da área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco. As atividades são realizadas nos Centros de Referência em Comunicação Social do Projeto São Francisco, nos municípios de Brejo Santo, no Ceará, e Custódia e Salgueiro, em Pernambuco. As visitas podem ser agendadas até o dia 28 de junho e a expectativa do Ministério da Integração Nacional é receber pelo menos 60 pessoas por dia.

Uso consciente da água, prevenção à dengue, saneamento básico, técnicas de arborização e tráfico de animais silvestres estão entre os temas mais procurados pelos estudantes e professores. As palestras são ministradas por profissionais que atuam no Projeto São Francisco, como biólogos, engenheiros ambientais, ecólogos e engenheiros agrônomos. Nas visitas aos centros, os participantes também podem entender melhor o andamento da maior obra de infraestrutura hídrica do país, de forma interativa, a partir de equipamentos audiovisuais.
 Para Francisca Hélia, coordenadora pedagógica da Escola João Teles, em Brejo Santo (CE), a iniciativa do Ministério da Integração Nacional só reforça o compromisso com os municípios diretamente impactados pelas obras da transposição. “É muito importante envolver a comunidade escolar com o Projeto São Francisco. É bom saber que temos disponível um espaço como este para discutir questões ambientais com os estudantes”, afirma.
 Atualmente, mais de 5 mil trabalhadores estão mobilizados nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: