quinta-feira, 13 de junho de 2013

Piloto: Energia solar é utilizada para bombear água de poço em Cumaru, no Agreste

O monitoramento do projeto piloto, que utiliza energia solar para bombeamento d’água de poço, será a primeira programação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, no Agreste, a partir das 8h, desta sexta-feira (14). O secretário irá ainda, aos municípios de Lajedo e São Bento do Una para acompanhar o andamento de ações da Operação Seca.
A primeira visita será na comunidade Água Doce, no município de Cumaru, onde foi instalado o primeiro sistema de bombeamento solar em poço de água. A água do poço instalado pela prefeitura local está sendo bombeada com vantagem de custo zero de energia para cerca de 200 pessoas beneficiárias. “Depois de comprovada a eficácia, o projeto poderá ser estendido para outros poços do Estado com a vantagem da economia para o abastecimento de comunidades rurais, a partir da geração de energia solar”, avalia Aldo Santos. 
A partir das 15 h, em Lajedo, o secretário segue para os sítios de Sargento e Jureminha, a fim de acompanhar o andamento das obras de duas barragens do Programa Água para Todos, cada uma com investimento de R$ 80 mil. Os reservatórios vão atender a 100 famílias e estão com 80% das obras concluídas.
 Em São Bento do Una, Santos abre nesta sexta-feira (14), mais uma unidade de armazenamento de milho para o Programa Venda Balcão da Conab com capacidade para armazenar 500 toneladas do produto. No início da estiagem, Pernambuco só contava com dois pólos, em Recife e Arcoverde, agora são 12 pólos no Estado que comercializaram, até o momento, 45,6 toneladas, para 31,1 mil agricultores, ao preço de R$ 18,12, a saca de 60 quilos.
 Entrevista – Em sua passagem pelo Agreste, o secretário Aldo Santos concederá, às 10h, entrevista ao Programa Mesa Redonda da Rádio Cultura de Caruaru, para falar sobre as ações da pasta, especialmente sobre as medidas do Governo do Estado, para ajudar o agricultor na recuperação da produção agropecuária, após a maior estiagem nos últimos anos.

Nenhum comentário: