quarta-feira, 10 de julho de 2013

Agricultores familiares participam da 14º Feneart‏

O umbuzeiro, árvore nativa da região semiárida, que costumava ser aproveitado para a alimentação de algumas famílias e de seus animais, atualmente, tem um destino diferente. O fruto é transformado em doce, polpa e até licor. A Agroindústria das Comunidades do Pajeú, Água Verde e Maxixeiro - AGROPAM, que faz o beneficiamento do umbu, é uma das 19 cooperativas e associações que, apoiadas pela Secretária de Agricultura e Reforma Agrária – SARA, mostram seus trabalhos na 14º Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Feneart. O evento vai até o próximo domingo (14), no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda.
Outra fruta incomum, original da chapada do Araripe, que tem seus derivados expostos e comercializados no evento é o cambuí. “O cambuí é da família da jabuticaba. Dela fazemos geleia, doce e licor. E agora estamos fazendo vinho”, explicou Silvanete de Souza, da associação dos pequenos agricultores da Serra Paus Dóias – AGRODÓIA, localizada no município de Exu, responsável pelo beneficiamento da fruta.
Silvanete destacou, que esse já é o segundo ano que a SARA, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar - SEAF/ProRural, viabiliza a participação da associação na Feneart. “Não gastamos para estarmos aqui. É um apoio importante. É isso que a gente precisa, esse apoio, essa divulgação. É importante ter essa linha da agricultura que apoia a agricultura familiar”, afirmou.
De acordo com o secretário Executivo da Agricultura Familiar -SEAF, José Cláudio, o governo do Estado vem realizando projetos para o desenvolvimento dessas iniciativas. “Trazer cooperativas e associações para mostrarem e comercializarem seus produtos numa feira de visibilidade nacional como a Feneart é importantíssimo. Aqui eles estão sendo vistos e conhecidos por gente de todo o país. É a ocasião ideal para firmarem contatos e crescerem cada vez mais”, destacou Cláudio.
Representando os produtores da Cooperativa da Agricultura Familiar de Tabira - Coodapis, o apicultor José Antônio participa pelo quinto ano com o mel orgânico do Sertão do Pajeú. De acordo com ele, o comércio do produto na feira sempre supera as expectativas. “Vendemos sempre quase toda a mercadoria que trazemos”.
Da Cooperativa das Mulheres Artesãs de Varjada, a artesã Maria da Paz Melo trouxe mais de mil peças para a exposição. Confeccionadas no município de Passira, os artigos bordados manualmente, de cama e mesa, além de roupas para bebês, fazem parte de uma tradição familiar, que passa de geração para geração. “Agradeço sempre o apoio do ProRural para nossa participação no evento. É o momento de fazer negócios de integração e aprendizado”, fala com entusiasmo.
No estande da SARA, na rua 12/L, pode-se encontrar também artesanatos feitos com materiais do bioma da Caatinga, artesanatos de palha de banana, peças em barro, bonecos, fantoches, sandálias de couro, sabonetes e cremes naturais, doce de xique-xique e bolo de rolo. Os itens comercializados são produzidos por cooperativas e associações das cidades de Triunfo, Afogados da Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde, Ouricuri, Granito, São José do Egito, Iguaraci, Passira, Orobó, Machados, Petrolina, Exu, Dormentes, Tabira e Pesqueira. Já os bordados de Passira encontram-se no estande 225.

Nenhum comentário: