quinta-feira, 18 de julho de 2013

Conferências debatem o desenvolvimento no meio rural

Contribuir para a construção de um plano nacional para o crescimento do meio rural com a participação popular, esse é o objetivo da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – CNDRSS. O evento, que teve início na terça-feira (16), em Petrolina, e estende-se até agosto, já passou pelas cidades de Caruaru na quarta-feira (17) e Afogados da Ingazeira na quinta-feira (18).  Participam das reuniões gestores estaduais e municipais, representantes de conselhos e movimentos sociais.
Para o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio, que marcou presença na conferência de Caruaru, esse é o momento de evidenciar a riqueza e o potencial existentes no campo. “Precisamos mostrar a relevância que a agricultura familiar tem para a economia das cidades, dos estados e do país. Pensar nessas conferências como um caminho para a criação de políticas públicas específicas para o desenvolvimento do meio rural”, disse o secretário, destacando a importância da gestão compartilhada entre sociedade civil organizada e governo nesse processo.

Entre as pautas abordadas estão o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e a agricultura familiar e agroecologia, a reforma agrária e a democratização do acesso aos recursos naturais, a promoção da qualidade de vida no meio rural, a gestão e participação social, além de temas como a autonomia das mulheres, da juventude e o etnodesenvolvimento. As conferências são realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - SARA, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar – SEAF/PRORURAL.

Nenhum comentário: