quarta-feira, 10 de julho de 2013

Comunidade carente da Zona Rural de Buique poderá ficar sem água

Depois de muitos anos de luta perante o Governo do Estado e a Compesa as comunidades rurais de Angico, Sobrado, Andorinha e Cacimba do Gado conseguiram um grande sonho, o projeto de uma adutora que levaria água para toda a população destes lugares. Acontece que no ultimo dia 13 de Junho o Ibama embargou a obra e ainda arbitrou uma multa para a empresa que estava realizando o serviço juntamente com a compesa.

Foi alegado que aquelas comunidades rurais fazem parte do Parque de Preservação Nacional do Vale do Catimbau, por este motivo estaria a população daquela area impedida de receber água, e inclusive já haveria um processo para a retirada da energia das casas dos moradores dessa localidade.

O Projeto do Parque Nacional do Vale do Catimbau vem desde 2002 e até agora nenhuma família daquela localidade recebeu sequer uma indenização para deixar o local, querem agora proibir os proprietários de suas pequenas terras, a maioria deles agricultores familiares de baixa renda,de ter um pouco de água e também a energia, já conseguida a alguns anos.

Com certeza, é até estranho se falar, que um órgão do governo federal queira proibir pessoas carentes a ter um pouco de água em suas casas, logo na época de hoje, em que Pernambuco vive uma das maiores secas dos últimos 50 anos.

Apuramos que a Compesa já respondeu o processo administrativo e que as comunidades atingidas estão se movimentando para entrar na Justiça e assim garantir o seu direito de ter água e energia.

O ex-vereador de Arcoverde, Antonio Leite, nos informou que já se reuniu com os presidentes das associações destas comunidades e que estão constituindo advogado para entrarem na justiça pedindo a liberação da continuação da obra e também a correta demarcação da área de preservação do Parque, haja vista que há indícios de que a área demarcada do parque está errada.

2 comentários:

Unknown disse...

por favor sei que seu blog tem muita força ajude a essas pessoas ter um mínimo de sobrevivência isso e um órgão de assassinato o tal do ibama

Unknown disse...

por favor ajudem essas pessoas o ibama foi criado pra extermina os pobres